Vigésimo oitavo livro da Bíblia, neste livro acompanhamos a história do profeta Oséias e do seu empenho em mostrar a todos o amor de Deus e a oportunidade de arrependimento que Ele nos proporciona. A autoria do livro é atribuída ao profeta Oséias.
Ao longo dos 12 capítulos acompanhamos as histórias contadas pelo profeta, que mostra, através de metáforas e símbolos, a necessidade de nos voltarmos para Deus. Para isso, o profeta faz uma comparação entre a relação de Israel com Deus. Para ele, Israel, ao adorar outros deuses, comporta-se como uma esposa infiel, que quebra o importante pacto do casamento. Os israelitas mostram-se infiéis ao Senhor, ao não seguirem seus ensinamentos.
Tal comparação é resultado de uma experiência vivida pelo profeta. O Senhor ordena que Oséias se case. O profeta decide casar-se com Gomer e juntos têm três filhos, porém tempos depois sua esposa comete o adultério e decide o abandonar.
O profeta mostra que mesmo diante dos nossos pecados, a todo momento o Senhor nos convida ao arrependimento, perdoando-nos e dando uma nova chance para que seja possível desfrutar do Seu amor e da Sua misericórdia.
Portanto, o livro de Oséias nos mostra a misericórdia e bondade de Deus, que está disposto a nos perdoar e nos amar mesmo diante dos nossos pecados e a importância de mantermos uma relação fiel a Ele. O profeta nos mostra que com o arrependimento podemos desfrutar do grande amor de Deus.