Trigésimo sexto livro da Bíblia, aqui acompanhamos a história do profeta Sofonias e o seu ministério em Judá. A autoria do livro é atribuída a Sofonias.
Ao longo dos três capítulos vemos as tentativas do profeta em alertar ao povo de Judá e a outros povos sobre a necessidade de se arrependerem e voltarem suas vidas ao Senhor, pois o julgamento estava próximo. Sofonias deixa claro que Deus punirá e castigará os pecadores, aqueles que permanecem longe dEle e recompensará e abençoará os justos, aqueles que nEle creem.
O profeta refere-se ao julgamento como O Dia do Senhor. Deus, mesmo com Sua misericórdia julgaria as nações que não atenderam aos diversos alertas para o arrependimento. Muitas nações ainda não reconheciam que Deus era o Único Salvador.
Para o profeta, a vinda do Senhor acabaria com a idolatria cometida pelo povo, advertindo-os sobre os pecados cometidos. Sofonias pede para que todos tenham humildade, pois os humildes, aqueles que mesmo sem riquezas acreditaram no Senhor e na Sua justiça, receberiam as bênçãos de Deus.
Portanto, neste livro podemos acompanhar os esforços do profeta Sofonias em alertar ao povo de Judá sobre a aproximação do julgamento de Deus e a necessidade do arrependimento. O Senhor mesmo com Seu amor e misericórdia, julgaria aqueles que se voltaram contra Ele.