Quinquagésimo nono livro da Bíblia e vigésimo do Novo Testamento, neste livro acompanhamos os conselhos dados pelo apóstolo Tiago aos cristãos judeus que estavam dispersos. A autoria do livro é atribuída a Tiago.
Ao longo dos cinco capítulos entendemos que Tiago, um dos doze apóstolos era provavelmente o irmão de Jesus.
Tiago escreve aos judeus para que continuem firmes na fé em Deus, sendo ouvintes e praticantes da Palavra de Deus. Ele fala de nossa justificação diante dos homens, por esse motivo, mostra a todos a importância da relação entre fé e as obras; as obras realizadas são exemplos da fé no Senhor, pois nós não temos capacidade de enxergar os corações como Deus. “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada”. (Tiago 2:20-22)
O apóstolo também aconselha os cristãos a não fazerem distinção entre os cristãos ricos e pobres, ressaltando a importância de amar o próximo. “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores”. (Tiago 2:8,9)
Além disso, Tiago aconselha os cristãos a terem conhecimento da Palavra do Senhor e buscarem a sabedoria de Cristo e praticá-la nas falas e ações. “(...) Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. (Tiago 3:17)
Por fim, Tiago aconselha a todos a não se queixarem uns contra os outros, a orarem e a terem paciência, pois a vinda do Senhor se aproxima.
Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos dados por Tiago aos judeus. O apóstolo os aconselha a ter fé no Senhor e praticar boas obras, a buscarem ouvir e cumprir os ensinamentos do Senhor e a amar o próximo.