Trigésimo oitavo livro da Bíblia, neste livro acompanhamos as profecias de Zacarias para o povo de Jerusalém, que ainda trabalhava para reconstruir suas vidas e sua fé após o período de exílio na Babilônia. A autoria do livro é atribuída a Zacarias.
Ao longo de 14 capítulos podemos observar as mensagens que o Senhor transmitia ao profeta Zacarias através de visões. O povo estava desencorajado e com a fé abalada após a saída do exílio e o profeta, através das suas mensagens, se empenhou em incentivar o povo para que retomassem a fé em Deus e fossem salvos.
Zacarias mostra que a salvação não está ligada ao modo de vida ou escolhas políticas do povo. O profeta deixa claro que a salvação pode ser obtida por todos, mas nem todos a terão; serão salvos aqueles que verdadeiramente crerem no Senhor.
O profeta revela visões sobre a reconstrução de Jerusalém, do templo e também da segunda vinda do Senhor. Além disso, se empenha em mostrar a importância e soberania de Deus, que tudo sabe, vê e tem o poder de decisão final sobre todas as coisas.
Portanto, neste livro podemos acompanhar a dedicação do profeta Zacarias em levar a Palavra de Deus para a população que havia retornado da Babilônia, lembrando-os da vinda do Senhor e da importância de crer para serem salvos.