1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também exortamos a que vocês não recebam em vão a graça de Deus. 2 Porque ele diz:
"No tempo aceitável escutei você
e no dia da salvação eu o socorri."
Eis agora o tempo oportuno! Eis agora o dia da salvação!
3 Não queremos dar nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado. 4 Pelo contrário, em tudo nos recomendamos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6 na pureza, no saber, na paciência, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus; pelas armas da justiça, tanto para atacar como para defender; 8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores e sendo verdadeiros; 9 como desconhecidos, mas sendo bem-conhecidos; como se estivéssemos morrendo, mas eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 como entristecidos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo.
11 Ó coríntios, temos falado com toda a franqueza e estamos de coração aberto para vocês. 12 Nosso afeto por vocês não tem limites; vocês é que estão limitados em seu afeto por nós. 13 Ora, como justa retribuição — e falo a vocês como a filhos — peço que também vocês abram o seu coração para nós.
14 Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão existe entre a luz e as trevas? 15 Que harmonia pode haver entre Cristo e o Maligno? Ou que união existe entre o crente e o descrente? 16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivo, como ele próprio disse:
"Habitarei e andarei entre eles;
serei o seu Deus,
e eles serão o meu povo."
17 Por isso, o Senhor diz:
"Saiam do meio deles
e separem-se deles.
Não toquem em coisa impura,
e eu os receberei."
18 "Serei o Pai de vocês,
e vocês serão meus filhos
e minhas filhas",
diz o Senhor Todo-Poderoso.
1 We then, as workers together with him, beseech you also that you receive not the grace of God in vain.
2 (For he said, I have heard you in a time accepted, and in the day of salvation have I succored you: behold, now is the accepted time; behold, now is the day of salvation.)
3 Giving no offense in any thing, that the ministry be not blamed:
4 But in all things approving ourselves as the ministers of God, in much patience, in afflictions, in necessities, in distresses,
5 In stripes, in imprisonments, in tumults, in labors, in watchings, in fastings;
6 By pureness, by knowledge, by long-suffering, by kindness, by the Holy Ghost, by love unfeigned,
7 By the word of truth, by the power of God, by the armor of righteousness on the right hand and on the left,
8 By honor and dishonor, by evil report and good report: as deceivers, and yet true;
9 As unknown, and yet well known; as dying, and, behold, we live; as chastened, and not killed;
10 As sorrowful, yet always rejoicing; as poor, yet making many rich; as having nothing, and yet possessing all things.
11 O you Corinthians, our mouth is open to you, our heart is enlarged.
12 You are not straitened in us, but you are straitened in your own bowels.
13 Now for a recompense in the same, (I speak as to my children,) be you also enlarged.
14 Be you not unequally yoked together with unbelievers: for what fellowship has righteousness with unrighteousness? and what communion has light with darkness?
15 And what concord has Christ with Belial? or what part has he that believes with an infidel?
16 And what agreement has the temple of God with idols? for you are the temple of the living God; as God has said, I will dwell in them, and walk in them; and I will be their God, and they shall be my people.
17 Why come out from among them, and be you separate, said the Lord, and touch not the unclean thing; and I will receive you.
18 And will be a Father to you, and you shall be my sons and daughters, said the Lord Almighty.