1 Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas. 2 Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito. 3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5 Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem, 6 que deu a si mesmo em resgate por todos, testemunho que se deve dar em tempos oportunos. 7 Para isto fui designado pregador e apóstolo — afirmo a verdade, não minto —, mestre dos gentios na fé e na verdade.
8 Quero, pois, que os homens orem em todos os lugares, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
9 Da mesma forma, que as mulheres, em traje decente, se enfeitem com modéstia e bom senso, não com tranças no cabelo, ouro, pérolas ou roupas caras, 10 porém com boas obras, como convém a mulheres que professam ser piedosas. 11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. 12 E não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade sobre o homem; esteja, porém, em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 Mas ela será salva tendo filhos, se permanecer em fé, amor e santificação, com bom senso.
1 Em primeiro lugar, recomendo que sejam feitas petições, orações, intercessões e ações de graça em favor de todos, 2 em favor dos reis e de todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida pacífica e tranquila, caracterizada por devoção e dignidade. 3 Isso é bom e agrada a Deus, nosso Salvador, 4 cujo desejo é que todos sejam salvos e conheçam a verdade. 5 Pois:
Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade:
o homem Cristo Jesus.
6 Ele deu sua vida para comprar
a liberdade de todos.
Essa é a mensagem que foi entregue ao mundo no momento oportuno. 7 E eu fui escolhido como pregador e apóstolo para ensinar aos gentios essa mensagem a respeito da fé e da verdade. Não estou mentindo; digo a verdade.
8 Quero, portanto, que em todo lugar de culto os homens orem com mãos santas levantadas, livres de ira e de controvérsias.
9 Da mesma forma, quero que as mulheres tenham discrição em sua aparência. Que usem roupas decentes e apropriadas, sem chamar a atenção pela maneira como arrumam o cabelo ou por usarem ouro, pérolas ou roupas caras. 10 Pois as mulheres que afirmam ser devotas a Deus devem se embelezar com as boas obras que praticam.
11 As mulheres devem aprender em silêncio e com toda submissão. 12 Não permito que as mulheres ensinem aos homens, nem que tenham autoridade sobre eles. Antes, devem ouvir em silêncio. 13 Porque primeiro Deus fez Adão e, depois, Eva. 14 E não foi Adão o enganado. A mulher é que foi enganada, e o resultado foi o pecado. 15 Mas as mulheres serão salvas dando à luz filhos, desde que continuem a viver na fé, no amor e na santidade, com discrição.