1 — Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os moradores de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza.
2 — Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, eliminarei da terra os nomes dos ídolos, e não haverá mais memória deles. Também removerei da terra os profetas e o espírito imundo. 3 Se alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: "Você será morto, porque está falando mentiras em nome do Senhor." E seu pai e sua mãe, que o geraram, o matarão à espada, quando ele profetizar. 4 Naquele dia, os profetas terão vergonha de suas visões proféticas, e nunca mais vestirão um manto de pelos, para enganar as pessoas. 5 Pelo contrário, cada um dirá: "Eu não sou profeta; sou lavrador. Trabalho no campo desde a minha juventude." 6 Se alguém lhe perguntar: "Que feridas são essas nas suas mãos?", ele responderá: "São as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos."
7 "Levante-se, ó espada,
e ataque o meu pastor
e aquele que é
o meu companheiro",
diz o Senhor dos Exércitos.
"Fira o pastor,
e as ovelhas ficarão dispersas.
E voltarei a minha mão
para os pequeninos.
8 Em toda a terra",
diz o Senhor,
"dois terços dela serão eliminados
e morrerão;
mas uma terça parte irá sobreviver.
9 Farei essa terça parte
passar pelo fogo,
e a purificarei
como se purifica a prata,
e a provarei como se prova o ouro.
Eles invocarão o meu nome,
e eu os atenderei.
Direi: ‘Vocês são o meu povo’,
e eles responderão:
‘O Senhor é o nosso Deus.’"
1 "Naquele dia, uma fonte será aberta para a linhagem de Davi e para os habitantes de Jerusalém, uma fonte para purificá-los de todos os seus pecados e impurezas.
2 "Naquele dia", diz o Senhor dos Exércitos, "eliminarei da terra a idolatria, de modo que até o nome dos ídolos será esquecido. Removerei da terra os falsos profetas e o espírito de impureza. 3 Se alguém continuar a profetizar, seu próprio pai e sua própria mãe lhe dirão: ‘Você deve morrer, pois profetizou mentiras em nome do Senhor’. E, enquanto ele estiver profetizando, seu pai e sua mãe o matarão.
4 "Naquele dia, as pessoas terão vergonha de dizer que têm o dom de profetizar. Ninguém vestirá roupas de profeta para enganar outros. 5 Dirá: ‘Não sou profeta; sou lavrador. Comecei a trabalhar no campo quando era menino’. 6 E se alguém perguntar: ‘Que feridas são essas em seu peito?’, ele responderá: ‘Fui ferido na casa de meus amigos’."
7 "Desperte, ó espada, contra meu pastor,
o homem que é meu companheiro",
diz o Senhor dos Exércitos.
"Fira o pastor,
e as ovelhas serão dispersas,
e eu me voltarei contra os cordeiros.
8 Dois terços dos habitantes da terra
serão feridos e morrerão", diz o Senhor,
"mas restará um terço na terra.
9 Farei essa terça parte passar pelo fogo
e a purificarei.
Eu a refinarei como se refina a prata
e a purificarei como se purifica o ouro.
Ela invocará meu nome,
e eu lhe responderei.
Direi: ‘Este é meu povo’,
e ela dirá: ‘O Senhor é nosso Deus’."