Jovens

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel.

2 Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. 3 Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. 4 Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados.

11 A criança mostra o que é pelo que faz; pelos seus atos a gente pode saber se ela é honesta e boa.

5 Ó Senhor, meu Deus, em ti

ponho a minha esperança;

desde jovem tenho confiado em ti.

30 Até os jovens se cansam,

e os moços tropeçam e caem;

31 mas os que confiam no Senhor

recebem sempre novas forças.

Voam nas alturas como águias,

correm e não perdem as forças,

andam e não se cansam.

6 Aconselhe também os homens mais jovens a serem prudentes.

7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. 9 Lembre da minha ordem: "Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!"

10 Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.

11 Guardo a tua palavra no meu coração

para não pecar contra ti.

12 Louvem o Senhor, moços e moças,

velhos e crianças!

13 Que todos louvem a Deus, o Senhor,

porque ele é superior

a todos os outros deuses!

A sua glória está acima da terra e do céu.

9 Como pode um jovem conservar pura

a sua vida?

É só obedecer aos teus mandamentos.

13 Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes.

17 Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos.

18 No fim dos três anos de preparo que o rei Nabucodonosor tinha marcado, Aspenaz levou todos os jovens até a presença do rei. 19 Este falou com eles, e entre todos não havia quem se comparasse com Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por isso, ficaram trabalhando no palácio.

12 Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.

13 O moço pobre mas sábio vale mais do que o rei velho e sem juízo que já não aceita conselhos.

1 Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais prazer na vida."

1 Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais prazer na vida." 2 Lembre dele antes que chegue o tempo em que você achará que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens de chuva nunca vão embora. 3 Então os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão, e sobrarão tão poucos, que você não conseguirá mastigar a sua comida. A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente.

19 Escute, meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. 20 Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais. 21 Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.

22 Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer.

28 O Senhor diz ao seu povo:

"Depois disso, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas:

os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem;

os velhos sonharão, e os moços terão visões.

29 Até sobre os escravos e as escravas

eu derramarei o meu Espírito naqueles dias.

1 Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. 2 Como dizem as Escrituras: "Respeite o seu pai e a sua mãe." E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: 3 "Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra."

5 E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: "Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!" 6 Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo.

9 Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.

29 A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos.

14 Escrevo a vocês, filhinhos,

porque conhecem o Pai.

Escrevo a vocês, pais,

porque conhecem aquele que existiu

desde a criação do mundo.

Escrevo a vocês, jovens,

porque são fortes.

A mensagem de Deus vive em vocês,

e vocês já venceram o Maligno.

27 E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência

desde a sua juventude.

6 Então eu disse:

— Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem.

7 Mas o Senhor respondeu:

— Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. 8 Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

11 Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. 12 Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. 13 Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. 14 Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros. Eu, o Senhor, estou falando.’

1 Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. 2 Como dizem as Escrituras: "Respeite o seu pai e a sua mãe." E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: