Davi apresenta Salomão para ficar no seu lugar

1 O rei Davi ordenou que todas as autoridades de Israel se reunissem na cidade de Jerusalém. Portanto, se reuniram em Jerusalém todos os chefes das tribos, os oficiais que cuidavam dos negócios do reino, os chefes dos grupos de famílias, os administradores das propriedades e de todo o gado que pertenciam ao rei e aos seus filhos e também os funcionários do palácio, os oficiais superiores do exército e outros homens importantes.

2 Então Davi ficou de pé na frente deles e disse:

— Povo da minha terra, meus irmãos, escutem! Eu quis construir uma casa onde ficasse guardada para sempre a arca da aliança, que é o estrado dos pés do Senhor, nosso Deus. Eu havia feito preparativos para construir um templo em sua honra, 3 mas ele me proibiu de construí-lo porque sou soldado e fiz correr muito sangue. 4 O Senhor, o Deus de Israel, escolheu a mim e aos meus descendentes a fim de governarmos o povo de Israel para sempre. Pois ele escolheu a tribo de Judá para que dela saíssem os reis; da tribo de Judá ele preferiu a família do meu pai; e entre os filhos do meu pai ele me escolheu para me fazer rei de todo o povo de Israel. 5 Ele me deu muitos filhos e entre todos eles escolheu Salomão para governar Israel, o reino do Senhor.

6 E Davi continuou:

— Deus me disse: "O seu filho Salomão é quem irá construir o meu Templo. Eu o escolhi para ser meu filho e serei pai dele. 7 Se ele continuar a obedecer a todas as minhas leis e mandamentos, como tem feito até hoje, eu firmarei o seu reino para sempre".

8 Davi disse também:

— Portanto, agora, na presença do nosso Deus e desta assembleia de todo o povo de Israel, o povo do Senhor, eu recomendo a vocês que obedeçam cuidadosamente a tudo o que o Senhor, nosso Deus, ordenou, para que esta boa terra continue a ser de vocês e para que vocês possam deixá-la como herança aos seus filhos para sempre.

9 E a Salomão ele disse:

— Meu filho, reconheça o Deus do seu pai e sirva-o com todo o coração e de livre e espontânea vontade. Ele conhece todos os seus pensamentos e desejos. Se você o procurar, ele o aceitará; mas, se o abandonar, ele o rejeitará para sempre. 10 Você deve compreender que o Senhor o escolheu para construir o seu santo Templo. Portanto, seja forte e mãos à obra!

11 Davi entregou a Salomão a planta de todos os prédios do Templo, dos depósitos, de todas as salas e do Lugar Santíssimo, onde os pecados são perdoados. 12 Deu também as plantas de tudo o que tinha planejado para os pátios e as salas que deveriam ficar ao seu redor e as plantas dos depósitos onde seriam guardados os objetos do Templo e as ofertas dedicadas a Deus. 13 Davi também deu a Salomão por escrito a maneira de organizar os sacerdotes e levitas no cumprimento dos seus deveres, para fazer o trabalho do Templo e para cuidar de todos os objetos do Templo. 14 O plano determinava o peso da prata e do ouro que deveriam ser usados para fazer os objetos do Templo, 15 para fazer cada lamparina e candelabro, 16 as mesas de prata e cada uma das mesas de ouro onde seriam colocados os pães oferecidos a Deus. 17 Também determinava o peso do ouro puro que deveria ser usado para fazer os garfos, as bacias e as jarras, o peso da prata e do ouro para fazer os pratos 18 e o peso do ouro puro que deveria ser usado para fazer o altar onde o incenso é queimado e para fazer o carro onde seriam colocados os querubins, que com as asas estendidas cobrem a arca da aliança de Deus, o Senhor. 19 O rei Davi disse:

— Tudo o que está nestas plantas foi escrito de acordo com as instruções que o Senhor me deu, explicando como tudo deve ser feito.

20 E disse ao seu filho Salomão:

— Seja forte e corajoso e mãos à obra! Não desanime, nem tenha medo, pois o Senhor, meu Deus, estará com você. Ele não o abandonará, mas ficará com você até terminarem todas as obras da construção do Templo. 21 Os sacerdotes e os levitas foram escalados para cuidar dos serviços do Templo. Trabalhadores que sabem fazer todos os tipos de serviço estão prontos para ajudá-lo, e todo o povo e os seus líderes estão às suas ordens.

1 David convocou todos os responsáveis do reino para Jerusalém - os líderes políticos, os comandantes das doze divisões e os outros oficiais do exército, os superintendentes sobre a sua casa e as propriedades, e todos os outros investidos em autoridade.

2 Levantou-se, na frente deles, e dirigiu-lhes desta maneira a palavra: Meus irmãos e meu povo! Era meu desejo construir um templo, no qual a arca da aliança do Senhor pudesse repousar - um lugar onde o nosso Deus estivesse. Armazenei todo o material necessário a essa construção,

3 mas Deus disse-me: 'Não serás tu quem me construirá o templo, porque és um guerreiro e fizeste derramar muito sangue.'

4 Contudo o Senhor Deus de Israel escolheu-me a mim, de entre todos os membros da família do meu pai, para dar início a uma dinastia que regerá Israel para sempre. Ele escolheu a tribo de Judá, e de entre as famílias de Judá, a família do meu pai, de entre os seus filhos o Senhor se agradou de mim, e fez-me rei sobre Israel. Mais ainda, de entre os meus filhos - e o Senhor deu-me muitos filhos - escolheu Salomão para me suceder no trono do seu reino de Israel. Disse-me assim: 'O teu filho Salomão me construirá o templo; porque o escolhi como meu filho, e serei para ele como um pai. Se ele continuar a obedecer aos meus mandamentos e às minhas instruções, como até aqui, farei que o seu reino dure para sempre.'

8 Aqui, perante o povo de Deus, à vista do nosso Deus, mando que guardem cada um dos mandamentos do Senhor, de forma a poderem continuar a reger esta boa terra e deixá-la aos seus filhos, para que a governem para sempre. E tu Salomão, meu filho, entrega-te ao conheci mento do Deus dos teus antepassados. Adora-o e serve-o com um coração puro e uma mente predisposta, pois que o Senhor conhece cada coração e sabe todos os nossos pensamentos. Se o buscares, encontrá-lo-ás; mas se o deixares, manter-se-á afastado de si. Por isso sê muito atento, porque o Senhor te escolheu para construires o seu santo templo. Esforça-te e faz o que ele te manda.

11 Então David deu a Salomão a planta do templo, com as suas dependências, as salas para guarda dos tesouros, os quartos nos andares superiores, os quartos interiores, e o santuário para o lugar de misericórdia. Deu também a Salomão os planos para o pátio exterior, para os compartimentos exteriores, para as áreas de armazenamento, e as salas para guardar os tesouros de dons consagrados por pessoas notáveis. Foi o Espírito de Deus quem indicou tudo isso a David.

13 O rei passou então para as mãos de Salomão todas as instruções referentes aos ofícios dos vários grupos de sacerdotes e levitas; deu-lhe especificações quanto a cada objecto do templo a ser usado nos actos de cultos e nos sacrifícios.

14 David tinha pesado ouro e prata suficientes para mandar fazer cada um desses objectos, assim como a quantidade de ouro necessária para os castiçais e lâmpadas. Pesou também a prata precisa para os castiçais e lâmpadas em prata, conforme o uso de cada um. Pesou o ouro para a mesa na qual seria colocado o pão de presença, e para as outras mesas de ouro; fez o mesmo com a prata para as mesas de prata. Pesou igualmente o ouro para os garfos de ouro usados para pegar na carne dos sacrifícios, e também para as bacias, taças e tijelas de ouro e prata. Finalmente pesou o ouro refinado para o altar de incenso e para os anjos de ouro cujas asas abriam sobre a arca da aliança do Senhor.

19 Todos estes planos, disse David a Salomão, foram-me dados por escrito pela mão do Senhor. Depois continuou: Esforça-te, tem coragem e lança mãos à obra. Não te atemorizes pela grandeza da tarefa, porque o Senhor meu Deus está contigo; não te abandonará. Ele próprio velará para que tudo se concretize correctamente. Estão aí indicados os vários grupos de sacerdotes e de levitas que servirão no templo. Poderá haver outros com competências variadas que servirão como voluntários. Além disso tens o exército e a nação inteira sob as tuas ordens.