1 Josafá morreu e foi sepultado nos túmulos dos reis, na Cidade de Davi, e o seu filho Jeorão ficou no lugar dele como rei.
2 Jeorão, filho do rei Josafá, de Judá, tinha seis irmãos, que se chamavam Azarias, Jeiel, Zacarias, Azarias, Micael e Sefatias. 3 Josafá deu a eles muitos presentes de prata e ouro e objetos de valor. E a cada um entregou o governo de uma das cidades de Judá que eram protegidas por muralhas. Mas ele escolheu Jeorão, o filho mais velho, para ser o rei depois dele.
4 Quando se tornou rei, Jeorão se firmou no poder e então mandou matar todos os seus irmãos e também algumas das altas autoridades de Israel. 5 Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando se tornou rei e governou oito anos em Jerusalém. 6 A mulher dele era filha do rei Acabe, de Israel, e por isso Jeorão seguiu os maus caminhos de Acabe e dos outros reis de Israel. Jeorão pecou contra Deus, o Senhor, 7 mas o Senhor não quis acabar com os descendentes do rei Davi, pois havia feito uma aliança com Davi, prometendo que os seus descendentes sempre seriam reis.
8 Durante o reinado de Jeorão, o país de Edom se revoltou contra Judá e se tornou independente. 9 Por isso, Jeorão e os seus oficiais, com os seus carros de guerra, invadiram Edom e ali foram cercados pelos edomitas. Jeorão e os seus comandantes dos carros de guerra atacaram os edomitas durante a noite e escaparam. 10 Desse tempo até hoje, Edom ficou independente de Judá. Nessa mesma época, a cidade de Libna também se revoltou porque Jeorão tinha abandonado o Senhor, o Deus dos seus antepassados. 11 Ele construiu lugares pagãos de adoração nas montanhas de Judá, levou os moradores de Jerusalém a adorarem ídolos e fez o povo de Judá abandonar a Deus.
12 Aí o profeta Elias escreveu a Jeorão uma carta, na qual dizia o seguinte:
"É isto o que diz o Senhor, o Deus do seu antepassado Davi: ‘Você não seguiu o bom exemplo do seu pai, o rei Josafá, nem do seu avô, o rei Asa, 13 mas seguiu o mau exemplo dos reis de Israel. Você levou o povo de Judá e os moradores de Jerusalém a adorarem ídolos, como fazem os reis de Israel. E também matou os seus próprios irmãos, que eram melhores do que você. 14 Por isso, o Senhor Deus vai fazer cair um castigo terrível sobre o povo de Judá e sobre os filhos e as mulheres que você tem e vai destruir tudo o que é seu. 15 E você mesmo vai ter uma doença intestinal muito séria, que irá piorando cada vez mais, até que os seus intestinos saiam do corpo.’ "
16 O Senhor Deus fez com que os filisteus e os árabes que eram vizinhos dos etíopes que moravam no litoral ficassem furiosos com Jeorão. 17 Eles invadiram o país de Judá, derrotaram Jeorão e levaram embora todos os bens do palácio e também os filhos e as mulheres de Jeorão. Deixaram somente Acazias, o seu filho mais moço.
18 Depois de tudo isso, o Senhor castigou Jeorão com uma doença intestinal incurável. 19 Ele foi piorando cada vez mais, até que depois de dois anos os intestinos saíram do corpo dele, e Jeorão morreu, sofrendo dores terríveis. O povo não acendeu uma fogueira em honra dele, como havia feito para os seus antepassados.
20 Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou em Jerusalém oito anos. Quando morreu, ninguém sentiu falta dele; ele foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.
1 Quando morreu, Jeosafá foi enterrado no cemitério dos reis, em Jerusalém. O seu filho Jeorão tomou o seu lugar no trono de Judá. Os seus irmãos - os outros filhos de Jeosafá - eram: Azarias, Jeiel, Zacarias, Asarias, Micael e Sefatias.
3 O pai tinha dado a cada um valiosos presentes em dinheiro e em jóias, assim como o senhorio sobre algumas das cidades fortificadas de Judá. Contudo o trono foi para Jeorão, porque era o mais velho. Mas quando este último se sentiu confirmado solidamente como rei, matou os irmãos, e muitos outros líderes de Israel.
5 Tinha trinta e dois anos quando começou a reinar. Reinou oito anos em Jerusalém. Foi tão mau como os reis de Israel. Assemelhou-se ao ímpio Acabe; até porque tinha casado com uma das suas filhas. Toda a sua vida foi um constante desfiar de maldades.
7 No entanto o Senhor não tinha intenção de terminar com a dinastia de David, pois fizera com este uma aliança em como haveria sempre um descendente seu sobre o trono.
8 O rei de Edom revoltou-se e declarou independência, face a Judá. Jeorão atacou-o com todo o exército, equipado com carros de combate, progredindo de noite; e quase conseguiram dominá-los. Mas o certo é que Edom acabou por sair vitorioso, e conseguiu, até hoje, libertar-se do jugo de Judá. Também Libna se revoltou. Tudo isso porque Jeorão desprezou o Senhor Deus dos seus pais. E mais ainda: construiu altares aos ídolos, no cimo das elevações de Judá, e levou a população de Jerusalém a prestar-lhe culto - foi mesmo uma imposição que fez ao povo de Jerusalém e de Judá.
12 Elias o profeta escreveu-lhe a seguinte carta: O Senhor Deus do teu antepassado David diz que, devido a não andares nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos do rei Asa, antes te tornaste tão perverso como os reis de Israel e fizeste com que o povo de Jerusalém e de Judá adorassem ídolos, tal como nos tempos do rei Acabe, e visto que mataste os teus irmãos, que eram melhores do que tu, agora o Senhor destruirá a tua nação com uma grande praga. Tanto tu, como os teus filhos, as tuas mulheres e tudo o que tens se perderá. Serás ferido com uma enfermidade intestinal e as entranhas rebentar-te-ão.
16 O Senhor suscitou a revolta nos filisteus e nos árabes, vizinhos dos etíopes, levando-os a atacarem Jeorão. Marcharam contra Judá, atravessaram a fronteira, e levaram tudo o que havia de valioso no palácio real, mais ainda seus filhos e mulheres; só o mais novo, Jeoacaz , conseguiu escapar.
18 Foi após isto que Jeová o feriu com a tal doença intestinal incurável. Com a evolução do mal, ao fim de dois anos, os intestinos rebentaram-lhe e morreu no meio de tremendos sofrimentos. Não se lhe fizeram sequer as cerimónias fúnebres habituais, com queima de aromas, aquando do seu funeral.
20 Tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar. Reinou oito anos em Jerusalém, e morreu sem deixar saudades. Foi enterrado em Jerusalém, mas não no cemitério real.