1 Os moradores de Jerusalém puseram Acazias, o filho mais moço de Jeorão, como rei no lugar do seu pai. Isso porque o bando de árabes que havia invadido o acampamento tinha matado todos os filhos de Jeorão, menos Acazias. Assim Acazias se tornou rei de Judá 2 aos vinte e dois anos de idade. Ele governou em Jerusalém um ano. 3 A mãe dele se chamava Atalia e era filha do rei Acabe e neta do rei Onri, de Israel. Ela dava maus conselhos a Acazias, e assim ele seguiu o péssimo exemplo da família de Acabe. 4 Como a família de Acabe havia feito, ele pecou contra Deus, o Senhor, porque, depois da morte do seu pai, outras pessoas da família de Acabe foram os seus conselheiros.
5 Seguindo os conselhos que eles davam, Acazias se juntou com o rei de Israel, Jorão, filho de Acabe, e foi até Ramote-Gileade para lutar contra o rei Hazael, da Síria. Jorão foi ferido na batalha 6 e voltou para a cidade de Jezreel a fim de tratar os seus ferimentos. E Acazias foi até lá visitá-lo.
7 Deus havia decidido que Acazias iria morrer nessa visita a Jorão. Logo que chegou, Acazias foi com Jorão encontrar-se com Jeú, filho de Ninsi, a quem o Senhor Deus havia escolhido para acabar com a família de Acabe. 8 Jeú estava executando a condenação divina contra a família de Acabe quando encontrou alguns chefes de Judá e alguns sobrinhos do rei Acazias, que estavam ao serviço do rei; e Jeú os matou. 9 Depois ele mandou procurar Acazias, que foi encontrado na cidade de Samaria, onde estava se escondendo. Entregaram Acazias a Jeú e o mataram. Mas eles o sepultaram porque era neto do rei Josafá, que havia se esforçado para servir com todo o coração a Deus, o Senhor. E agora não havia nenhuma outra pessoa da família de Acazias que pudesse ser rei.
10 Assim que Atalia, a mãe do rei Acazias, soube da morte do filho, deu ordem para que todas as pessoas da família real fossem mortas. 11 Somente Joás, filho de Acazias, escapou. Ele ia ser morto com os outros, mas foi salvo por sua tia Jeoseba, que era filha do rei Jeorão, meia-irmã de Acazias e mulher do sacerdote Joiada. Ela levou Joás e a sua babá para um quarto do Templo e o escondeu de Atalia. Assim ele não foi morto. 12 Durante seis anos, Joás ficou ali escondido com as pessoas que o protegiam. Enquanto isso, Atalia governava o país.
1 A população de Jerusalém pôs Acazias no trono, que era o filho mais novo do rei antecedente; porque os bandos de pilhagem dos árabes tinham morto todos os outros filhos.
2 Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar. Reinou durante um ano em Jerusalém. O nome da sua mãe era Atalia, neta de Omri.
3 Também ele se comportou perversamente, nos moldes da vida de Acabe, a conselho mesmo da própria mãe.
4 Essa influência maléfica da vida de Acabe sobre ele deve-se em grande parte também ao facto de os membros da família de Acabe se terem tornado seus conselheiros, depois da morte do pai; e foi assim que o conduziram à ruína.
5 Seguindo os maus conselhos deles, Acazias fez aliança com o rei Jorão de Israel, o filho de Acabe, e que estava em guerra contra Hazael, rei da Síria. Acazias levou o seu exército a juntar-se com Jorão, na batalha de Ramote-Gileade. O rei Jorão de Israel ficou ferido, e regressou a Jezreel para se restabelecer. Acazias foi visitá-lo, mas isto revelou-se ter sido um erro fatal, pois Deus tinha decidido castigar Acazias pela sua aliança com Jorão. Durante essa visita, Acazias foi com Jorão desafiar Jeú (filho de Ninsi), a quem o Senhor tinha indicado para pôr fim à dinastia de Acabe.
8 Enquanto Jeú estava perseguindo e matando os membros e amigos da família de Acabe, encontrou os sobrinhos de Acazias, príncipes de Judá, e matou-os.
9 Tendo-se posto, ele e os seus homens, à procura de Acazias, acharam-no escondido na cidade de Samaria. Foi trazido a Jeú, que o matou.
10 Apesar de tudo, fizeram-lhe um enterro real, porque sempre se tratava de um neto do rei Jeosafá -o homem que ferverosamente serviu o Senhor. Nenhum dos seus filhos, comm excepção de Joás, lhe sobreviveu; porque a avó deles, Atalia, os matou ao ouvir as notícias da morte do seu filho Acazias.
11 Joás foi salvo pela sua tia Jeosabeate, irmã do rei Acazias, que o escondeu num armazém do templo; era filha do rei Jeroão e mulher do sacerdote Jeoiada. Joás ficou ali escondido no templo durante seis anos; ocupavam-se dele a ama e os tios. Entretanto Atalia governava como rainha regente.