Davi e Mefibosete

1 Certo dia Davi perguntou:

— Será que alguma pessoa da família de Saul ainda está viva? Se está, eu quero fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas.

2 Havia um empregado chamado Ziba, da família de Saul. Alguém lhe disse que fosse falar com o rei Davi.

— Você é Ziba? — perguntou o rei.

— Sim, sou eu mesmo, às suas ordens! — respondeu ele.

3 E o rei lhe perguntou:

— Ainda existe alguém da família de Saul para quem eu possa fazer alguma coisa boa, como prometi a Deus?

Ziba respondeu:

— Sim. Existe um filho de Jônatas. Ele é aleijado dos dois pés.

4 — Onde está ele? — perguntou o rei.

— Na casa de Maquir, filho de Amiel, na cidade de Lo-Debar! — respondeu Ziba.

5 Então o rei Davi mandou buscá-lo.

6 Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. Davi disse:

— Mefibosete!

— Às suas ordens, senhor! — respondeu ele.

7 — Não fique com medo! — disse Davi. — Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa.

8 Mefibosete se curvou novamente e respondeu:

— Eu não valho mais do que um cachorro morto! Por que o senhor é tão bondoso comigo?

9 Então o rei chamou Ziba, o empregado de Saul, e disse:

— Eu estou devolvendo a Mefibosete, o neto do seu patrão, tudo o que pertencia a Saul e à sua família. 10 Você, os seus filhos e os seus empregados cultivarão a terra para a família do seu patrão Saul e farão a colheita para que eles tenham comida. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa.

Ziba tinha quinze filhos e vinte empregados.

11 Ele respondeu:

— Farei tudo o que o senhor mandar.

Daí em diante Mefibosete passou a comer junto com o rei, como se fosse filho dele.

12 Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Todos os que eram da família de Ziba se tornaram empregados de Mefibosete. 13 Assim Mefibosete, que era aleijado dos dois pés, ficou morando em Jerusalém e todos os dias comia junto com o rei.

1 Um dia David começou inquirindo se haveria ainda alguém da família de Saul que estivesse em vida, pois queria fazer-lhe bem, tal como prometera ao príncipe Jónatas.

2 Falaram-lhe então num tal Ziba, que fora um dos servos de Saul. O rei mandou-o chamar: Chamas-te Ziba? Sim, senhor, sou eu próprio.

3 Conheces alguém que ainda reste da família de Saul? Porque eu queria cumprir a promessa sagrada que fiz de ser bom para com essa pessoa.Ziba respondeu: Há um filho de Jónatas, que vive ainda, e que é coxo.

4 Onde mora ele?, perguntou o rei.Em Lo-Debar, na casa de Maquir.

5 David mandou buscar esse filho de Jónatas e neto de Saul, que se chamava Mefibosete, o qual, quando se aproximou do soberano, estava cheio de medo e saudou o rei, inclinando-se perante ele em sinal de uma profunda submissão.

7 Mas David disse-lhe: Não tenhas receio! Mandei vir-te para que possa fazer-te bem, de acordo com a promessa que fiz ao teu pai Jónatas. Devolver-te-ei todas as terras do teu avô Saul e viverás aqui no meu palácio!

8 Mefibosete prostrou-se por terra na frente do monarca: Mas será possível que o rei se mostre assim tão bom para com quem não passa de um cão morto, como eu?, exclamou ele.

9 David mandou chamar Ziba, o servo de Saul, e disse-lhe. Dei ao neto do teu senhor tudo o que pertencia a Saul e à sua família. Tu, teus filhos e servos deverão trabalhar as terras para ele, para que a sua família tenha que comer. Mas quanto a ele próprio, viverá aqui comigo.

11 Ziba, que tinha quinze filhos e vinte servos, replicou: Senhor, farei tudo o que mandaste. Daqui em diante Mefibosete passou a comer regularmente com o rei David, como se fosse um dos seus próprios filhos.

12 Mefibosete tinha um filho pequeno, Mica. Toda a família de Ziba ficou a trabalhar ao serviço de Mefibosete;

13 mas Mefibosete ele mesmo, que era coxo dos dois pés, veio para Jerusalém para viver no palácio do rei.