1 — Ouçam isto, mulheres da cidade de Samaria, que estão satisfeitas e gordas como as vacas de Basã! Vocês maltratam os necessitados, exploram os pobres e ficam sempre pedindo aos maridos que lhes tragam mais vinho para beber. 2 Eu, o Senhor, juro pelo meu santo nome que virá o tempo em que vocês serão arrastadas para fora da cidade com anzóis, como se fossem peixes; nenhuma de vocês escapará. 3 Vocês sairão em fila pelas brechas das muralhas e serão jogadas na direção do monte Hermom.
4 O Senhor Deus diz:
— Povo de Israel, vocês querem pecar? Pois vão aos santuários de Betel e de Gilgal e ali pequem à vontade! Todas as manhãs ofereçam sacrifícios e de três em três dias deem os seus dízimos. 5 Apresentem os pães da oferta de gratidão a Deus e depois saiam para contar a todo mundo que fizeram ofertas de livre e espontânea vontade. E como vocês gostam de fazer isso!
6 — Eu fiz com que faltasse comida em todas as cidades e que todos passassem fome, mas assim mesmo vocês não voltaram para mim. 7 Não deixei que chovesse durante três meses antes das colheitas. Fiz com que caísse chuva numa cidade, mas, em outra, não; choveu numa plantação, mas, em outra, não, e nesta tudo secou. 8 As pessoas iam de cidade em cidade procurando água, mas não achavam o bastante nem para matar a sede. Assim mesmo vocês não voltaram para mim. Sou eu, o Senhor, quem está falando.
9 — Eu os castiguei com ventos muito quentes e com pragas nas plantas; os gafanhotos acabaram com as hortas, com as parreiras, com as figueiras e com as oliveiras. Assim mesmo vocês não voltaram para mim. 10 Fiz cair sobre vocês uma praga como as que mandei contra o Egito. Fiz com que os moços morressem nos campos de batalha e deixei que os inimigos levassem embora os cavalos de guerra. Fiz com que o mau cheiro dos corpos que estavam apodrecendo se espalhasse pelo acampamento. Assim mesmo vocês não voltaram para mim. Sou eu, o Senhor, quem está falando.
11 — Eu destruí cidades, como fiz com Sodoma e com Gomorra; vocês escaparam como se fossem um galho que no último momento é tirado do fogo. Assim mesmo vocês não voltaram para mim. 12 Por isso, povo de Israel, eu os castigarei. E, já que vou castigá-los, preparem-se para se encontrar com o seu Deus. Eu, o Senhor, falei.
13 Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento.
Ele revela os seus planos aos seres humanos.
Ele faz o dia virar noite
e anda por cima das montanhas.
Este é o seu nome: o Senhor, o Deus Todo-Poderoso.
1 Ouçam-me, vocês, gordas vacas de Basã vivendo na Samaria - vocês, mulheres que encorajam os maridos a roubar os pobres e a esmagar os explorados - vocês, que nunca estão satisfeitos e que dizem aos maridos que querem beber mais e mais!e
2 O Senhor Deus jurou, pela sua santidade, que virá o tempo em que vos porá ganchos nos narizes e vos levará como gado; o último de vocês será igualmente levado com anzóis!ÿ
3 Serão expulsos das vossas belas casas e lançados fora pelas fendas das paredes destruídas. É o Senhor quem o diz.
4 Vão então e continuem a fazer sacrifícios aos ídolos, em Betel e em Gilgal. Continuem a desobedecer - os vossos pecados vão-se amontoando. Sacrifiquem cada manhã e tragam os dízimos duas vezes por semana!
5 Prossigam nos ritos de louvor, e dêem ofertas extras. Hão-de sentir-se orgulhosos disso tudo, e falarão disso por toda a parte!
6 Fiz-vos passar fome, diz o Senhor, mas não serviu de nada; nem mesmo assim se converteram a mim
7 Arruinei as vossas culturas, retendo as chuvas três meses antes das colheitas. Fiz chover numa cidade e não na outra. Enquanto um campo recebeu chuva, o outro ficou seco e as culturas morreram.
8 Gente de duas ou três cidades seriam capazes de fazer uma longa caminhada para obter uma gota de água, indo até à outra em que tinha chovido, mas chegando lá, não encontrarão nenhuma de sobra. Pois nem mesmo assim se convertem, diz o Senhor.
9 Mandei-vos o míldio e outras doenças às vossas vinhas e às vossas culturas agrícolas; os gafanhotos comeram as figueiras e as oliveiras; nem mesmo assim se voltaram para mim, diz o Senhor.
10 Mandei-vos pragas, como as do Egipto, há muito tempo. Matei os vossos mancebos na guerra e deixei que levassem os vossos cavalos. O mau cheiro dos mortos era terrível. E mesmo assim recusaram converter-se.
11 Destrui algumas das vossas cidades, como tinha feito com Sodoma e com Gomorra; os que escaparam eram como pedaços de madeira meio queimados, tirados dum fogo. E mesmo assim não voltaram para mim, diz o Senhor.
12 Por isso trarei sobre vocês todos esses males de que vos tenho falado. Prepara-te pois para te encontrares com o teu Deus, ó Israel.
13 É ele quem formou as montanhas e fez os ventos; ele conhece todos os vossos pensamentos; faz da manhã trevas e esmaga as montanhas debaixo dos seus pés; Jeová, o Senhor, o Deus dos exércitos celestiais, é o seu nome.