Deus castigará o Egito

1 Esta é a mensagem contra o Egito:

O Senhor, montado numa nuvem,

vai indo depressa para o Egito.

Os ídolos daquele país tremerão diante dele,

e todos os egípcios ficarão com medo.

2 O Senhor Deus diz:

"Vou atiçar os egípcios uns contra os outros;

irmão lutará contra irmão, vizinho contra vizinho,

cidade contra cidade, província contra província.

3 Os egípcios perderão a coragem,

e eu farei com que os seus planos fracassem.

Então eles consultarão os ídolos e os adivinhos,

os médiuns e os feiticeiros.

4 Mas eu entregarei os egípcios nas mãos de um rei mau,

e ele os governará com crueldade.

Eu, o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, falei."

5 As águas do Nilo vão baixar;

o rio vai ficar completamente seco.

6 As águas irão baixando;

os canais do rio ficarão todos secos

e vão cheirar mal.

Nas margens, as taboas e os juncos murcharão,

7 todas as outras plantas também morrerão,

e as plantações das beiras do rio secarão.

Tudo o que foi plantado será levado pelo vento

e desaparecerá.

8 Os pescadores ficarão desanimados e chorarão;

os seus anzóis e as suas redes não prestarão para nada.

9 Os que fazem tecidos de linho ficarão aflitos;

10 os tecelões e os artesãos cairão no desespero.

11 As autoridades da cidade de Zoã não têm juízo;

os sábios conselheiros do rei lhe dão conselhos tolos.

Como é que vocês se atrevem a dizer ao rei:

"Somos descendentes dos antigos sábios;

os nossos antepassados eram reis"?

12 Rei do Egito, onde estão agora os seus sábios?

Que eles lhe digam o que é que o Senhor Todo-Poderoso

está planejando fazer contra o Egito!

13 As autoridades de Zoã perderam o juízo,

e as da cidade de Mênfis estão enganadas.

Os governadores das províncias estão fazendo o povo do Egito

errar o caminho.

14 O Senhor pôs neles um espírito de confusão;

os conselhos que eles dão só confundem ainda mais os egípcios,

e estes parecem bêbados

escorregando no seu próprio vômito.

15 Ninguém, seja rico ou pobre, importante ou humilde,

pode fazer nada para ajudar o Egito.

O Egito e a Assíria voltarão para Deus, o Senhor

16 Naquele dia, os egípcios parecerão mulheres: ficarão todos tremendo de medo quando o Senhor Todo-Poderoso levantar a mão para castigá-los. 17 Eles terão medo da terra de Judá; e, todas as vezes que ouvirem falar dessa terra, eles ficarão apavorados pensando naquilo que o Senhor Todo-Poderoso já planejou fazer contra eles.

18 Naquele dia, haverá no Egito cinco cidades em que os moradores falarão hebraico e jurarão obedecer ao Senhor Todo-Poderoso; uma dessas cidades será chamada de "Cidade do Sol".

19 Naquele dia, haverá no Egito um altar dedicado a Deus, o Senhor, e na fronteira do país será levantada uma coluna em honra do Senhor. 20 Eles serão construídos para serem sinais e testemunhas da presença do Senhor Todo-Poderoso na terra do Egito. E, quando os egípcios forem perseguidos e clamarem ao Senhor pedindo ajuda, ele lhes enviará um salvador e defensor que os livrará dos seus inimigos. 21 E o Senhor mostrará aos egípcios quem ele é, e eles o conhecerão. Eles adorarão o Senhor e lhe apresentarão sacrifícios e ofertas de cereais. Farão promessas ao Senhor e as cumprirão. 22 E o Senhor ferirá os egípcios, mas depois os curará. Eles se arrependerão e voltarão para o Senhor, e ele atenderá os seus pedidos e os curará.

23 Naquele dia, haverá uma estrada ligando o Egito com a Assíria: os egípcios irão até a Assíria, e os assírios irão até o Egito, e juntos os dois povos adorarão o Senhor.

24 Naquele dia, estas três nações — Israel, Egito e Assíria — serão uma bênção para o mundo inteiro. 25 O Senhor Todo-Poderoso as abençoará, dizendo: "Eu abençoo o Egito, o meu povo; a Assíria, que eu criei; e Israel, o meu povo escolhido."

1 Esta é a mensagem de Deus referente ao Egipto: Vejam, o Senhor está vindo contra o Egipto, montado numa nuvem veloz. Os ídolos do Egipto tremem. O coração dos egípcios derrete-se de medo.

2 Farei com que lutem um contra o outro - irmão contra irmão, vizinho contra vizinho, cidade contra cidade, província contra província.

3 Os seus sábios conselheiros estão em plena confusão sem saberem o que fazer. Rogam aos ídolos por sabedoria, e fazem apelo aos médiuns, aos feiticeiros e às bruxas, para que lhes ensinem as medidas a tomar.

4 Entregarei o Egipto a um senhor duro e cruel; um rei despótico os governará, diz o Senhor dos exércitos celestiais.

5 E as águas do rio Nilo deixarão de cobrir e irrigar os campos; a corrente esgotar-se-á e secará. Os seus canais se encherão de juncos murchos. Tudo o que é verde, ao longo das margens, ficará sem vida e desaparecerá. Todas as sementeiras morrerão. Tudo morrerá.

8 Os pescadores lamentar-se-ão pela falta de trabalho. Tanto os que pescam à linha como os que usam redes andarão inactivos. Os tecelões não terão nem linho nem algodão, porque os campos não terão produzido nada.

10 Toda a gente, grandes e pequenos, assim como os trabalhadores que vivem dos seus salários, andarão acabrunhados e tristes.

11 Como foram insensatos os conselheiros de Zoã! Tudo o que se lembram de dizer ao rei do Egipto é apenas estupidez e asneira. Será que mesmo assim continuarão a gabar-se da sua grande sabedoria? Ousarão eles ainda lembrar a Faraó a longa linhagem de sábios de quem descendem?

12 Que foi que aconteceu aos teus sábios conselheiros, ó Faraó? Para onde se foi afinal a sabedoria deles? Se eles são assim tão sábios, que te digam o que o Senhor vai fazer ao Egipto.

13 Os sábios de Zoã são igualmente loucos, e os de Menfis estão profundamente errados. Eles podem constituir a elite da sua sociedade, mas o certo é que arruinaram o Egipto com os seus conselhos disparatados.

14 O Senhor enviou-lhes um espírito de loucura, de forma que todas as suas sugestões são erradas; fazem assim com que o Egipto ande incerto e tropeçando como um bêbado perdido.

15 Não, o Egipto não poderá ser salvo por coisa nenhuma nem por ninguém - não há quem possa mostrar-lhe o caminho.

16 Nesse dia os egípcios serão tão fracos como mulheres, tremendo de medo sob a mão estendida de Deus.

17 A terra de Judá será um terror para o Egipto; todo o que mencionar Judá ficará trémulo de medo; pois que o Senhor dos exércitos celestiais já estabeleceu os seus planos contra eles.

18 Nesse tempo haverá cinco cidades do Egipto que tomarão a decisão de seguir o Senhor dos exércitos celestiais, e começarão até a falar a língua dos hebreus. Uma delas será chamada a Cidade de Destruição.

19 E haverá um altar em honra do Senhor no coração do Egipto nesses dias, e um monumento ao Senhor na sua fronteira. Isto será um sinal de lealdade ao Senhor dos exércitos celestiais. E então quando clamarem ao Senhor, pedindo ajuda contra aqueles que os oprimem, ele lhes enviará um salvador que os libertará.

21 Nesse dia o Senhor se dará a conhecer aos egípcios. Com efeito eles ficarão a conhecer o Senhor e apresentar-lhe-ão sacrifícios e ofertas; farão promessas a Deus e cumpri-las-ão.

22 O Senhor ferirá o Egipto, mas depois curá-lo-á! Porque os egípcios se voltarão para o Senhor, e ele ouvirá as suas orações e os sarará.

23 Naquele dia o Egipto e a Assíria estarão ligados por uma larga estrada; as populações de ambos poderão deslocar-se livremente entre um e o outro país, e adorarão o mesmo Deus.

24 Israel será aliado deles; juntar-se-ão os três e Israel será para eles uma bênção.

25 Porque o Senhor abençoará o Egipto e a Assíria em razão da amizade que terão feito com o seu povo. E dir-lhes-á: Bendito seja o Egipto, meu povo. Bendita seja a Assíria, terra que eu fiz. Bendito seja Israel, a minha herança!