Jeremias é levado para o Egito

1 Quando acabei de dizer ao povo tudo o que o Senhor, seu Deus, havia ordenado, 2 Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens orgulhosos me disseram:

— Você está mentindo, Jeremias. O Senhor, nosso Deus, não mandou você dizer que não devíamos ir morar no Egito. 3 Baruque, filho de Nerias, é que está jogando você contra nós para nos entregar nas mãos dos babilônios a fim de sermos mortos ou levados para a Babilônia.

4 Assim Joanã, e os oficiais do exército, e todo o povo não quiseram obedecer à ordem que o Senhor Deus tinha dado para ficar em Judá. 5 Então Joanã e os oficiais do exército levaram para o Egito todos os que haviam ficado em Judá. Levaram todas as pessoas que viviam em Judá e que tinham voltado das nações onde haviam sido espalhadas: 6 homens, mulheres, crianças e as filhas do rei. Levaram todos os que o comandante-geral Nebuzaradã tinha deixado aos cuidados de Gedalias. E Baruque e eu também fomos obrigados a ir. 7 Assim desobedeceram a Deus e foram para o Egito e chegaram até a cidade de Tafnes.

8 Em Tafnes Deus me disse:

9 — Jeremias, pegue algumas pedras grandes e enterre-as no barro que está no calçamento que fica em frente do palácio do governo, aqui na cidade. E deixe que alguns judeus vejam você fazer isso. 10 Depois, diga a eles o seguinte: "Eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, mandarei vir o meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele vai pôr o seu trono em cima dessas pedras que você enterrou e vai armar a barraca real sobre elas. 11 Nabucodonosor virá e derrotará o Egito. Os que tiverem de morrer de doença morrerão de doença; os que tiverem de cair prisioneiros serão levados como prisioneiros; e os que tiverem de morrer na guerra morrerão na guerra. 12 Eu queimarei os templos dos deuses do Egito; farei com que o rei da Babilônia ponha fogo nesses deuses ou os leve embora. Assim como o pastor cata os piolhos das suas roupas para limpá-las, também o rei da Babilônia limpará a terra do Egito e sairá dali vitorioso. 13 Ele destruirá os monumentos sagrados de Heliópolis, no Egito, e queimará os templos dos deuses egípcios."

1 Quando Jeremias acabou de transmitir esta mensagem de Deus a todo o povo, Azarias (filho de Hosaías), Joanã (filho de Careá) e outros homens dos mais orgulhosos disseram a Jeremias: Estás a mentir! Não é verdade que o Senhor nosso Deus te tenha mandado dizer-nos para não irmos para o Egipto!

3 Baruque (filho de Nerias) é que te incita contra nós, e te disse para nos mandares cá ficar e sermos mortos pelos babilónios ou levados como escravos.

4 Então Joanã, e todos os chefes guerrilheiros, assim como o povo, recusaram obedecer ao Senhor e ficar em Judá. Todos eles, incluindo os que tinham voltado das regiões limítrofes, para onde tinham fugido, partiram para o Egipto, com Joanã e os outros capitães a comandá-los. No meio daquela gente havia tanto homens como mulheres, crianças, e as filhas do rei, mais todos aqueles que Nebuzaradão, o comandante da guarda, tinha deixado sob o governo de Gedalias. E obrigaram mesmo Jeremias e Baruque a ir com eles. Chegaram assim ao Egipto, à cidade de Tafnes, persistindo na desobediência ao Senhor.

8 Ali em Tafnes o Senhor tornou a falar a Jeremias, dizendo-lhe:ura. Derrubará os obeliscos que se levantam na cidade de Heliopolis. Queimará e fará em ruínas os templos dos deuses do Egipto.