Josué fala ao povo

1 O Senhor Deus deixou que o povo de Israel vivesse em paz com os inimigos ao seu redor. Passou muito tempo, e Josué ficou bem velho. 2 Ele chamou todo o povo de Israel, os conselheiros, os líderes, os juízes e os oficiais e disse:

— Eu já estou velho. 3 Vocês viram tudo o que o Senhor, nosso Deus, fez com todas essas nações por causa de vocês. O Senhor tem lutado a favor de vocês. 4 Escutem! Eu distribuí entre as tribos, para serem propriedade delas, as terras das nações que ainda não foram conquistadas. Assim também distribuí as terras das nações que já foram vencidas, desde o rio Jordão, a leste, até o mar Mediterrâneo, a oeste. 5 O Senhor, nosso Deus, fará com que essas nações fujam de vocês e as expulsará para longe. Vocês tomarão posse das terras dessas nações, como o Senhor, nosso Deus, prometeu. 6 Por isso se esforcem para obedecer fielmente a tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés. Não desprezem nenhuma parte desta Lei 7 para que assim não se misturem com esses povos que ainda vivem entre vocês. Também não falem os nomes dos seus deuses, nem jurem por eles; não os adorem, nem se curvem diante deles. 8 Fiquem ligados a Deus, o Senhor, como vocês têm ficado até agora. 9 O Senhor expulsou povos grandes e fortes para longe, e até agora ninguém conseguiu resistir a vocês. 10 Um só israelita pode fazer fugirem mil inimigos porque o Senhor, nosso Deus, está lutando por vocês, como prometeu. 11 Por isso amem somente o Senhor, nosso Deus. 12 Mas, se vocês não forem fiéis a ele, e fizerem amizade com os povos que ainda estão aí, e casarem com essa gente, 13 podem ficar certos de que ele não expulsará mais esses povos do meio de vocês. Pelo contrário, eles se tornarão perigosos para vocês, como se fossem precipícios, armadilhas, chicotes nas costas ou espinhos nos olhos. E isso continuará até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, nosso Deus, lhes deu.

14 — Agora o dia da minha morte está perto. Todos vocês sabem, no seu coração e no seu íntimo, que o Senhor, nosso Deus, lhes deu todas as coisas boas que havia prometido. Ele cumpriu tudo; não falhou em nada. 15,16 Sim, o Senhor, nosso Deus, fez com que acontecessem todas as coisas boas que lhes tinha prometido. Mas, se vocês adorarem outros deuses e se curvarem diante deles, então ele ficará irado e castigará vocês. Porque, se vocês fizerem isso, quebrarão a aliança que o Senhor Deus mandou que cumprissem. E logo não ficará nenhum de vocês nesta boa terra que ele lhes deu.

1 Muito tempo depois disto, após o Senhor ter dado êxito ao povo de Israel na sua luta contra os inimigos, Josué, que era já bastante idoso, chamou os chefes de Israel - anciãos, juízes, altos magistrados - e disse-lhes: Estou já velho;

3 e vocês têm visto tudo o que o Senhor nosso Deus tem feito por vocês durante a minha vida. Tem combatido por vocês contra os vossos inimigos e deu-vos a terra deles.

4 Dividi entre vocês a terra dessas nações, mesmo daquelas que ainda não foram conquistadas, para além das que já tinham destruído. Toda a terra, desde o rio Jordão até ao Mediterrâneo será vossa, pois que o Senhor expulsará de lá todos os povos que lá estão a viver ainda actualmente, para que possam habitar ali em lugar deles, tal como vos prometera.

6 Mas tenham muito cuidado em cumprir todas as instruções escritas no livro das leis de Moisés; não se desviem delas nem um bocadinho só. Vejam que de maneira nenhuma se misturem com os povos indígenas que ainda permanecem na terra; nem sequer façam referência aos seus deuses, e muito menos jurem nem garantam nada por eles, nunca lhes prestem culto. Antes sigam o Senhor vosso Deus tal como têm feito até agora. Ele baniu da vossa frente grandes e poderosas nações, e ninguém tem sido capaz de vos derrotar. Cada um de vocês foi capaz de pôr em fuga milhares de adversários, visto que era o Senhor Deus quem combatia por vocês, tal como vos tinha prometido. Portanto ponham todo o zelo em amá-lo.

12 Se não o fizerem, e se começarem a casar com gente das nações à volta, então poderão ter a certeza de que o Senhor Deus nunca mais expulsará mais nações da vossa terra; e pelo contrário, elas tornar-se-vos-ão como armadilhas, espinhos na carne, grãos de terra nos olhos, e vocês acabarão por desaparecer desta boa terra que o Senhor Deus vos deu.

14 Em breve irei pelo caminho que leva tudo o que vive na terra - morrerei. Sabem muito bem que todas as promessas que Deus vos tem feito se têm cumprido. Mas tão certo como o Senhor vos ter dado todas as boas coisas que vos prometeu, assim também permitirá que o mal vos aconteça se lhes desobedecerem. Pois que se adorarem outros deuses, expulsar-vos-á desta boa terra que vos deu. A sua ira se levantará severamente contra vocês, e rapidamente perecerão.