1 O Senhor Deus disse a Moisés:
2 — Diga aos israelitas que cada um dos chefes de tribo lhe traga um bastão; serão doze bastões ao todo. Escreva o nome de cada chefe no seu próprio bastão 3 e depois escreva o nome de Arão no bastão que representa a tribo de Levi. Haverá um bastão para cada chefe de tribo. 4 Você colocará os bastões na Tenda Sagrada, em frente da arca da aliança, onde eu me encontro com vocês. 5 Aí o bastão do homem que eu escolher vai brotar. Assim farei com que parem as reclamações que esses israelitas fazem contra mim.
6 Então Moisés falou com os israelitas, e cada um dos seus chefes lhe deu um bastão, um para cada tribo, doze ao todo. E entre os bastões estava aquele que tinha o nome de Arão. 7 Moisés pôs os bastões na Tenda, em frente da arca da aliança de Deus, o Senhor.
8 No dia seguinte Moisés entrou na Tenda e viu que o bastão com o nome de Arão, que representava a tribo de Levi, havia brotado. E tinha brotos, flores e amêndoas maduras. 9 Aí Moisés tirou da presença do Senhor todos os bastões e levou aos israelitas. Eles viram o que havia acontecido, e cada chefe pegou o seu bastão.
10 O Senhor Deus disse a Moisés:
— Ponha de novo o bastão com o nome de Arão em frente da arca da aliança. Ele ficará ali como um aviso para os israelitas rebeldes. Assim, eles vão parar de reclamar contra mim e não serão mortos.
11 E Moisés fez como o Senhor havia mandado.
12 Aí o povo de Israel disse a Moisés:
— Estamos perdidos! Vamos morrer! Sim, todos nós vamos morrer! 13 Aquele que chegar perto da arca do Senhor morrerá! É, sim, todos nós vamos morrer!
1 Então o Senhor falou o seguinte a Moisés:
2 Diz ao povo de Israel que cada chefe de tribo deverá trazer uma vara de madeira com o seu próprio nome escrito nela. Na vara da tribo de Levi escrever-se-á o nome de Arão. Ponham estas varas na divisão interior da tenda do tabernáculo, para além do véu, onde eu me encontro contigo, em frente da arca. Servir-me-ei destas varas para identificar o homem que eu escolhi, pois a sua vara dará rebentos e florescerão! Para que parem enfim as murmurações e as lamentações contra mim e contra vocês.
6 Moisés transmitiu estas indicações ao povo e cada um dos doze chefes, incluindo Arão, trouxe a sua vara. Pô-las perante o Senhor, na divisão interior onde estava a arca, e quando no dia seguinte tornou a lá entrar verificou que a vara de Arão, representando a tribo de Levi, tinha dado rebentos, produzira flores e até amêndoas. Moisés trouxe para for as varas e mostrou-lhas. Cada um tornou a pegar na sua, com excepção de Arão. O Senhor disse a Moisés que colocasse a vara de Arão permanentemente junto da arca, como lembrança daquela rebelião. Ele deveria trazê-la de novo para fora e mostrá-la ao povo, no caso de haver mais qualquer movimento contra a autoridade de Arão; isto evitaria outra catástrofe entre o povo. Moisés fez conforme a ordem do Senhor.
12 Mas o povo ainda continuou resmungando: Mas nós aqui acabaremos todos por ser liquidados!, gemiam eles. Seja quem for que tente aproximar-se do tabernáculo morre. Iremos todos ser consumidos?