Os filhos de Arão

1 Eram estes os descendentes de Arão e de Moisés no tempo em que o Senhor falou com Moisés no monte Sinai. 2 Os nomes dos filhos de Arão são os seguintes: Nadabe, o mais velho; depois Abiú, Eleazar e Itamar. 3 Eles foram ungidos e ordenados para servir como sacerdotes. 4 Porém Nadabe e Abiú foram mortos quando, no deserto do Sinai, estavam oferecendo a Deus, o Senhor, fogo que não era sagrado. Eles não tinham filhos, e por isso Eleazar e Itamar serviram como sacerdotes durante a vida de Arão.

Os serviços dos levitas

5 O Senhor Deus disse a Moisés:

6 — Mande chamar a tribo de Levi e ponha os seus membros para ajudarem Arão, o sacerdote, no serviço religioso. 7 Eles farão tudo o que for necessário na Tenda Sagrada e estarão a serviço dos sacerdotes e de todo o povo. 8 Cuidarão de todos os móveis e objetos da Tenda e cumprirão as suas obrigações para com os israelitas no serviço religioso. 9 A única responsabilidade dos levitas é servir Arão e os seus descendentes. 10 Mas você ordenará a Arão e aos seus descendentes que cuidem somente dos seus serviços como sacerdotes. Qualquer outro homem que tentar fazer esse serviço será condenado à morte.

11 O Senhor Deus disse mais a Moisés:

12,13 — Os levitas agora são meus. Quando matei os primeiros filhos dos egípcios, eu separei para mim todos os primeiros filhos de cada família israelita e as primeiras crias dos animais. E agora, em vez de ter os primeiros filhos do povo de Israel, eu tenho os levitas. Eles são meus. Eu sou Deus, o Senhor.

A contagem dos levitas

14 No deserto do Sinai o Senhor Deus mandou que Moisés 15 registrasse os levitas por grupos de famílias e por famílias, todos os do sexo masculino da idade de um mês para cima. 16 E Moisés os contou como o Senhor havia mandado. 17 Levi tinha três filhos: Gérson, Coate e Merari, 18-20 que foram os antepassados dos grupos de famílias que têm os nomes deles. Gérson tinha dois filhos: Libni e Simei. Coate tinha quatro filhos: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. E Merari tinha dois filhos: Mali e Musi. Eles são os antepassados das famílias levitas que têm os nomes deles.

21 O grupo de famílias de Gérson era formado pelas famílias de Libni e de Simei. 22 O número total das pessoas do sexo masculino, contadas uma por uma, da idade de um mês para cima, foi de sete mil e quinhentas. 23 Esse grupo acampava atrás da Tenda, no lado oeste. 24 Eliasafe, filho de Lael, era o chefe desse grupo de famílias. 25 Os gersonitas cuidavam da Tenda, da sua cobertura de dentro, da cobertura de fora, das cortinas da entrada, 26 das cortinas do pátio que fica ao redor da Tenda e do altar e das cortinas da porta do pátio e das suas cordas.

27 O grupo de famílias de Coate era formado pelas famílias de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 28 O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de oito mil e seiscentas; e essas pessoas tinham de cuidar da Tenda. 29 Esse grupo de famílias, isto é, os coatitas, acampava no lado sul da Tenda. 30 O chefe desse grupo era Elisafã, filho de Uziel. 31 Eles cuidavam da arca da aliança, da mesa, do candelabro, dos altares, dos utensílios do Lugar Santo e da cortina da entrada do Lugar Santíssimo. Eles cuidavam de todos esses serviços.

32 O líder dos chefes dos levitas era Eleazar, filho do sacerdote Arão. Ele era o chefe dos que faziam o serviço religioso no Lugar Santo.

33 O grupo de famílias de Merari era formado pelas famílias de Mali e Musi. 34 O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de seis mil e duzentas. 35 O chefe do grupo de famílias de Merari era Zuriel, filho de Abiail. Os meraritas acampavam no lado norte da Tenda 36 e cuidavam das tábuas da Tenda, das vigas, das colunas, das bases e de todos os seus utensílios. 37 Cuidavam também das colunas que ficavam no pátio ao redor da Tenda e das suas bases, estacas e cordas.

38 Moisés, Arão e os filhos de Arão acampavam em frente da Tenda, no lado leste. Eles cuidavam dos serviços religiosos no Lugar Santo para o povo de Israel. Porém, se qualquer outro homem tentasse fazer esse serviço, devia ser condenado à morte.

39 Como o Senhor havia ordenado, Moisés e Arão fizeram uma lista de todos os levitas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, conforme os grupos de famílias; o total foi de vinte e dois mil.

Os levitas ficam no lugar dos primeiros filhos

40 O Senhor Deus disse a Moisés:

— Registre todos os primeiros filhos israelitas do sexo masculino, de um mês para cima, pois todos eles são meus. 41 Porém no lugar deles eu ponho todos os levitas para serem meus. Eu sou Deus, o Senhor. Ponha também os animais dos levitas no lugar de todas as primeiras crias dos animais dos outros israelitas.

42 Como o Senhor havia ordenado, Moisés registrou todos os primeiros filhos dos israelitas. 43 O total dos que foram contados, de um mês para cima, foi de vinte e dois mil duzentos e setenta e três.

44 Depois o Senhor Deus disse a Moisés:

45 — Ponha os levitas no lugar de todos os primeiros filhos dos outros israelitas e os animais dos levitas, no lugar dos animais dos outros israelitas. Os levitas serão meus. Eu sou Deus, o Senhor. 46 Como os primeiros filhos dos israelitas são duzentos e setenta e três a mais do que os levitas, você deve pagar por eles. 47,48 Você pagará cinco barras de prata por pessoa e entregará esse dinheiro a Arão e aos seus filhos (De acordo com a tabela oficial, a barra de prata, o siclo, vale vinte geras.).

49 Então Moisés pegou o dinheiro, 50 isto é, quinze quilos e meio de prata, 51 e entregou a Arão e aos seus filhos, conforme o Senhor havia mandado.

1 No tempo em que o Senhor falou a Moisés no Monte Sinai, eram os seguintes os filhos de Arão: Nadabe, o mais velho, Abiú, Eleazar e Itamar.

3 Eram todos ungidos como sacerdotes e separados para administrar as coisas sagradas no tabernáculo.

4 Contudo Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor no deserto de Sinai quando lhe ofereceram fogo estranho que não era sagrado. E como não tinham filhos, ficaram apenas Eleazar e Itamar para assistirem a seu pai, Arão.

5 Então o Senhor disse a Moisés:

6 Convoca a tribo de Levi e apresenta-os a Arão e seus assistentes. Eles deverão seguir as suas instruções e cumprir com os deveres sagrados no tabernáculo a favor do povo de Israel. Ficam a seu cargo todo o material e mobiliário, assim como a manutenção do tabernáculo. Contudo apenas Arão e seus filhos poderão desempenhar as funções de sacerdote. Outra pessoa, seja quem for, que tentar executar essas funções deverá morrer.

11 E disse-lhe mais o Senhor:

12 Separei para mim os levitas em lugar dos filhos mais velhos do povo de Israel. Portanto os levitas são meus em troca de todos os primogénitos. Desde o dia em que matei os filhos mais velhos das famílias do Egipto, separei para mim os primeiros filhos a nascer aos casais israelitas, assim como também aos próprios animais! São meus. Eu sou Jeová.

14 O Senhor falou-lhe de novo na península de Sinai, dizendo: Recenseia a tribo de Levi, indicando o número de pessoas em cada família. Conta cada indivíduo, de sexo masculino, a partir da idade de um mês. Foi o que Moisés fez, sendo estes os nomes dos filhos de Levi e dos seus filhos.

21 Responsabilidade: Estas duas famílias de levitas têm a responsabilidade de cuidar da manutenção do tabernáculo: das suas cobertas, das cortinas da entrada, das que rodeiam o pátio das portas do pátio, do altar, e das cordas para atar todo o tabernáculo, sempre que preciso.

27 Responsabilidades: As responsabilidades destas quatro famílias incidem sobre a arca, a mesa, o candelabro, os altares, os vários utensílios usados no tabernáculo, o véu, e todas as reparações que for necessário fazer em cada uma dessas coisas ota: Eleazar, filho de Arão, será o administrador responsável sobre os chefes dos levitas, com a especial responsabilidade da superintendência geral do santuário.

33 Responsabilidades: Têm de cuidar de toda a estrutura do tabernáculo, das tábuas, das varas, das colinas, das bases, e também de todos os recipientes, assim como de equipamento necessário para o seu uso; e mais ainda das estacas e cordas.

38 A área oriental em relação ao tabernáculo foi reservada para as tendas de Moisés, de Arão e dos filhos, que tinham a responsabilidade superior do tabernáculo, a favor do Israel. Quem não fosse sacerdote nem levita e tentasse aproximar-se do tabernáculo teria de ser executado.

39 Assim, o total dos levitas, segundo a contagem de Moisés e de Arão, de acordo com a ordem do Senhor, foi de 22.000 indivíduos do sexo masculino, a partir de um mês de idade.

40 Então o Senhor disse a Moisés: Recenseia agora os filhos primogénitos dos israelitas a partir de um mês de idade, e faz o registo de cada nome. Quanto aos levitas, esses serão meus - eu sou Jeová - como substitutos dos primogénitos dos israelitas; também me pertencem as primeiras crias do gado do povo.

42 Assim fez Moisés. Tomou o censo dos filhos mais velhos do povo de Israel, tal como o Senhor lhe mandara, achando o total de 22.273.

44 Disse o Senhor a Moisés:

45 Dá-me os levitas em lugar dos primeiros filhos que nascerem aos israelitas, e também o gado dos levitas em lugar dos primeiros nascidos do gado de Israel. Sim, os levitas serão meus. Eu sou Jeová. Quanto aos 273 indivíduos que ultrapassam o número equivalente dos levitas (22.000) hão-de ser resgatados, dando a Arão e aos seus filhos a quantia de cinco moedas por cabeça. Cada moeda tem o valor de dez gramas de prata; conforme o peso do santuário.

49 Dessa forma recebeu Moisés o dinheiro em resgate dos primogénitos israelitas que estavam em excesso relativamente ao número dos levitas. O dinheiro assim colectado atingiu um montante de 13,65 quilos de prata, que Moisés deu a Arão e a seus filhos como o Senhor lhe mandara.