1 O Senhor Deus mandou que Moisés 2 desse aos israelitas as seguintes ordens:
— Quando entrarem em Canaã, a terra que estou dando a vocês, as fronteiras serão estas:
3 — A fronteira do Sul irá desde o deserto de Zim ao longo da fronteira de Edom. No Leste ela começará na ponta sul do mar Morto. 4 Depois voltará para o sul, na direção da subida de Acrabim, e passará por Zim até chegar a Cades-Barneia. Em seguida passará por Hazar-Adar até chegar a Azmom 5 e de Azmom até o ribeirão que faz fronteira com o Egito e terminará no mar Mediterrâneo.
6 — A fronteira do Oeste será o mar Mediterrâneo.
7 — A fronteira do Norte irá desde o mar Mediterrâneo até o monte Hor 8 e dali até a subida de Hamate e depois até Zedade. 9 De Zedade, essa fronteira do Norte seguirá até Zifrom e acabará em Hazar-Enã.
10 — A fronteira do Leste irá desde Hazar-Enã até Sefã 11 e de Sefã até Ribla, que fica a leste de Aim. Dali a fronteira descerá pelo leste do lago da Galileia 12 e seguirá pelo rio Jordão até terminar no mar Morto.
— Essas serão as quatro fronteiras do país de vocês.
13 Então Moisés deu estas ordens aos israelitas:
— Esta é a terra que vocês vão repartir por sorteio, este é o país que o Senhor Deus mandou dar às nove tribos e meia. 14,15 Isso porque as duas tribos e meia, isto é, as tribos de Gade e de Rúben e metade da tribo de Manassés, já receberam, por grupos de famílias, a terra que pertence a elas, no lado leste do rio Jordão, na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio.
16 O Senhor Deus disse a Moisés:
17 — O sacerdote Eleazar e Josué, filho de Num, vão repartir a terra entre o povo. 18 Escolham também um chefe de cada tribo para ajudar a dividi-la.
19-28 Os homens que devem ser chamados são os seguintes:
29 São esses os homens que o Senhor mandou repartir a terra de Canaã entre os israelitas.
1 O Senhor mandou Moisés dizer assim ao povo:
2 Quando entrarem na terra de Canaã - que eu vos dou toda, como vossa pátria - terão a sul, por limite, o deserto de Zim junto á fronteira de Edom. A fronteira do sul começará com o Mar Morto, e continuará pela subida de Acrabim, na direcção de Zim. O ponto mais ao sul será Cades-Barneia, donde seguirá para Hazar-Adar e para Amom. Depois a linha de fronteira seguirá o Wadi-el-Arish, descendo até ao Mar Mediterrâneo.
6 Este mar constituirá ele próprio a vossa fronteira a ocidente.
7 A norte, a linha fronteiriça começará no Mar Mediterrâneo e prosseguirá para o nascente até ao monte Hor, seguindo sobre a entrada de Hamate, através de Zedade e Zifrom, até Hazar-Enã.
10 Quanto à fronteira oriental, começará em Hazar-Enã, descendo até Sefã, e depois até Ribla a oriente de Aim. Dali descreverá um largo semi-círculo, indo primeiro para o sul e depois para o poente até passar a ponta sul do Mar da Galileia, seguindo ao longe do rio Jordão, terminando de novo no Mar Morto.
13 Este é pois o território que deverão repartir entre si. Será partilhado por nove tribos e meia, porque as tribos de Rúben, de Gad e a meia-tribo de Manassés já receberam terra no lado nascente do Jordão, diante de Jericó.
29 São estes pois os nomes dos que eu designei para supervisar a divisão do território pelas tribos.