Quinquagésimo segundo livro da Bíblia e décimo terceiro no Novo Testamento, a 1a carta aos tessalonicenses foi escrita para os cristãos da igreja em Tessalônica, localizada na Grécia antiga, tendo como objetivo instruir corretamente os cristãos sobre a volta de Cristo. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo, com auxílio de Timóteo e Silas.
Ao longo dos cinco capítulos podemos acompanhar o carinho e as recomendações do apóstolo aos cristãos de Tessalônica. Ele desejava visitar a igreja, mas foi impedido por Satanás.
Paulo lembra aos cristãos o modo como devem viver suas vidas voltadas para Cristo. Além disso, dá diversos conselhos e ensinamentos, pois eles estavam com dificuldades e dúvidas sobre a volta de Cristo. “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. (1 Tessalonicenses 4:14-17)
O apóstolo também incentiva os cristãos a manterem-se firmes na fé no Senhor, mesmo com as perseguições que sofriam.
Portanto, neste livro podemos acompanhar a preocupação do apóstolo Paulo com os cristãos de Tessalônica. O apóstolo os escreve como forma de esclarecer dúvidas e os ensinar a praticar corretamente a vida cristã.