Quadragésimo oitavo livro da Bíblia e nono do Novo Testamento, no livro de Gálatas acompanhamos o auxílio que o apóstolo Paulo dá os cristãos da igreja na Galácia, que enfrentavam dúvidas quanto aos ensinamentos apresentados. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo.
Ao longo dos seis capítulos podemos acompanhar os esforços do apóstolo Paulo em auxiliar os cristãos da Galácia. Como parte dos cristãos era formada por judeus e outra por gentios, havia dúvida entre eles em relação a ambos seguirem as mesmas leis e ensinamentos, visto que possuíam vivências e tradições diferentes. Um exemplo, é a circuncisão, que era praticada pelos judeus e não pelos gentios.
A apóstolo Paulo foi alertado de que alguns judeus estavam seguindo as leis de Moisés a fim de receberem a salvação, afastando-se do evangelho. Neste livro, o objetivo de Paulo é esclarecer a todos que a salvação vem através da fé no Senhor e não na realização de obras baseadas nas leis de Moisés. “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)
O apóstolo alerta aos cristãos judeus e gentios que ambos devem crer no Senhor para que fossem salvos, isso era o mais importante a fazer. Ambos deveriam unir-se no amor e fé ao Senhor. Paulo ainda repreende aqueles que estavam se desviando dos caminhos de Deus e seguindo outras doutrinas.
Portanto, neste livro podemos acompanhar o empenho do apóstolo Paulo em esclarecer as dúvidas que os cristãos da Galácia estavam enfrentando. Temendo que essas dúvidas afastassem as pessoas do Senhor, o apóstolo auxilia a todos, mostrando a necessidade de nos voltarmos a Deus e de que apenas através da fé e confiança no Senhor seremos salvos.