1 O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão.
2 Do fruto de sua boca o homem desfruta coisas boas, mas o que os infiéis desejam é violência.
3 Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.
4 O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.
5 Os justos odeiam o que é falso, mas os ímpios trazem vergonha e desgraça.
6 A retidão protege o homem íntegro, mas a impiedade derruba o pecador.
7 Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres, e têm grande riqueza.
8 As riquezas de um homem servem de resgate para a sua vida, mas o pobre nunca recebe ameaças.
9 A luz dos justos resplandece esplendidamente, mas a lâmpada dos ímpios apaga-se.
10 O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.
11 O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.
12 A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.
13 Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado.
14 O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte.
15 O bom entendimento conquista favor, mas o caminho do infiel é áspero.
16 Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.
17 O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura.
18 Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.
19 O anseio satisfeito agrada a alma, mas o tolo detesta afastar-se do mal.
20 Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.
21 O infortúnio persegue o pecador, mas a prosperidade é a recompensa do justo.
22 O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos.
23 A lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde.
24 Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.
25 O justo come até satisfazer o apetite, mas os ímpios permanecem famintos.
1 Filius sapiens disciplina patris;qui autem illusor est, non audit, cum arguitur.
2 De fructu oris sui homo satiabitur bonis,anima autem praevaricatorum violentia.
3 Qui custodit os suum, custodit animam suam;qui autem incautus est eloquio, ruina est ei.
4 Vult et non habet piger,anima autem operantium impinguabitur.
5 Verbum mendax iustus detestabitur,impius autem confundit et dehonestat.
6 Iustitia custodit innocentem in via,impietas autem peccatorem supplantat.
7 Est qui quasi dives habetur, cum nihil habeat;et est qui quasi pauper, cum in multis divitiis sit.
8 Redemptio animae viri divitiae suae;qui autem pauper est, increpationem non sustinet.
9 Lux iustorum laetificat,lucerna autem impiorum exstinguetur.
10 Inter superbos tantum iurgia sunt,et apud humiles sapientia.
11 Substantia festinata minuetur;qui autem colligit manu, multiplicat.
12 Spes, quae differtur, affligit animam,lignum vitae desiderium veniens.
13 Qui contemnit verbum, ipse se obligat;qui autem timet praeceptum, retribuetur ei.
14 Lex sapientis fons vitae,ut declinet a laqueis mortis.
15 Intellegentia bona dabit gratiam,in itinere infidelium vorago.
16 Omnis astutus agit cum consilio;qui autem fatuus est, aperit stultitiam.
17 Nuntius impius cadet in malum,legatus autem fidelis sanitas.
18 Egestas et ignominia ei, qui deserit disciplinam;qui autem acquiescit arguenti, glorificabitur.
19 Desiderium, si compleatur, delectat animam;detestantur stulti fugere mala.
20 Qui cum sapientibus graditur, sapiens erit;amicus stultorum malus efficietur.
21 Peccatores persequitur malum,et iustis retribuentur bona.
22 Bonus relinquit heredes filios et nepotes;et custoditur iusto substantia peccatoris.
23 Multi cibi in novalibus pauperum,et est qui perit, deficiente iudicio.
24 Qui parcit virgae, odit filium suum;qui autem diligit illum, instanter erudit.
25 Iustus comedit et replet animam suam,venter autem impiorum insaturabilis.