Trigésimo sétimo livro da Bíblia, neste livro podemos acompanhar a história do profeta Ageu, que vivia em Jerusalém tempos após o retorno dos israelitas do exílio na Babilônia. A autoria do livro é atribuída a Ageu.
Ao longo de dois capítulos vemos que após saírem do cativeiro na Babilônia e retornarem a Jerusalém, o povo começa a reconstruir a cidade e o templo que haviam sidos destruídos.
Ao retornarem da Baibilônia, todos passam a preocupar-se com suas próprias vidas e casas. Neste período, Zorobabel e Josué não medem esforços para incentivar o povo a unir-se na reconstrução de Jerusalém e do templo. O profeta Ageu também auxilia, dizendo ao povo que com a reconstrução do templo, Deus passaria a habitar ali, proporcionando paz e união a todos.
Ageu decide então incentivar o povo a continuar com a obra do templo do Senhor, mostrando-os que deveriam se preocupar e cuidar mais da casa de Deus. Através do profeta, Deus incentiva a todos a continuarem com a reconstrução e, assim, o templo é finalizado.
Portanto, neste livro podemos acompanhar os esforços do profeta Ageu em levar a Palavra do Senhor para a população, para que juntos reconstruíssem o templo. Além disso, mostra a todos a importância de colocar o Senhor sempre a frente das nossas vidas e nossas ações.