Materialismo
26 Que vantagem há em ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida? E o que daria o homem em troca de sua vida?
18 Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre.
11 O rico vê sua riqueza como uma cidade fortificada;
imagina que é uma muralha alta e segura.
9 Da mesma forma, quero que as mulheres tenham discrição em sua aparência. Que usem roupas decentes e apropriadas, sem chamar a atenção pela maneira como arrumam o cabelo ou por usarem ouro, pérolas ou roupas caras. 10 Pois as mulheres que afirmam ser devotas a Deus devem se embelezar com as boas obras que praticam.
6 No entanto, a devoção acompanhada de contentamento é, em si mesma, grande riqueza.
7 Afinal, não trouxemos nada conosco quando viemos ao mundo, e nada levaremos quando o deixarmos. 8 Portanto, se temos alimento e roupa, estejamos contentes.
36 Que vantagem há em ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida?
16 É melhor ter pouco e temer o Senhor
que ter um grande tesouro e viver ansioso.
17 Ensine aos ricos deste mundo que não se orgulhem nem confiem em seu dinheiro, que é incerto. Sua confiança deve estar em Deus, que provê ricamente tudo de que necessitamos para nossa satisfação.
10 Quem ama o dinheiro nunca terá o suficiente. Quem ama a riqueza nunca se satisfará com o que ganha. Não faz sentido viver desse modo!
9 Mas aqueles que desejam enriquecer caem em tentações e armadilhas e em muitos desejos tolos e nocivos, que os levam à ruína e destruição.
8 Primeiro, ajuda-me a ficar longe da falsidade e da mentira.
Segundo, não me dês nem pobreza nem riqueza;
dá-me apenas o que for necessário.
5 Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria.
15 Em seguida, disse: "Cuidado! Guardem-se de todo tipo de ganância. A vida de uma pessoa não é definida pela quantidade de seus bens".
4 As riquezas de nada ajudarão no dia do juízo,
mas uma vida justa livra da morte.
32 Todos os que creram estavam unidos em coração e mente. Não se consideravam donos de seus bens, de modo que compartilhavam tudo que tinham.
1 A boa reputação vale mais que grandes riquezas;
ser estimado é melhor que prata e ouro.
16 É melhor adquirir sabedoria que ouro,
e é melhor obter discernimento que prata.
19 "Não ajuntem tesouros aqui na terra, onde as traças e a ferrugem os destroem, e onde ladrões arrombam casas e os furtam. 20 Ajuntem seus tesouros no céu, onde traças e ferrugem não destroem, e onde ladrões não arrombam nem furtam.
5 Não amem o dinheiro; estejam satisfeitos com o que têm. Porque Deus disse:
"Não o deixarei;
jamais o abandonarei".
5 Num piscar de olhos a riqueza desaparecerá;
criará asas e voará para longe, como uma águia.
26 Algumas pessoas cobiçam o tempo todo,
mas o justo gosta de repartir o que tem.
15 Todos nós chegamos ao fim da vida nus e de mãos vazias, como no dia em que nascemos. Não levamos conosco o fruto de nosso trabalho.