Misericórdia

9 mas ele disse: "Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza". Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para que o poder de Deus opere por meu intermédio.

15 Pois bem, uma vez que a graça nos libertou da lei, quer dizer que podemos continuar pecando? Claro que não!

6 Lembra-te, Senhor, de tua compaixão e de teu amor,

que tens mostrado desde tempos antigos.

7 Não te lembres dos pecados e da rebeldia de minha juventude;

lembra-te de mim segundo o teu amor,

pois és misericordioso, ó Senhor.

15 Mas há uma grande diferença entre o pecado de Adão e a dádiva de Deus. Pois o pecado de um único homem trouxe morte para muitos. Ainda maior, porém, é a graça de Deus e sua dádiva que veio sobre muitos por meio de um único homem, Jesus Cristo.

16 "Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

4 Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto 5 que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos!

1 Tem misericórdia de mim, ó Deus,

por causa do teu amor.

Por causa da tua grande compaixão,

apaga as manchas de minha rebeldia.

2 Lava-me de toda a minha culpa,

purifica-me do meu pecado.

1 Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo.

13 Quem oculta seus pecados não prospera;

quem os confessa e os abandona recebe misericórdia.

5 Feliz é o que empresta com generosidade

e conduz seus negócios honestamente.

17 Seja sobre nós a bondade do Senhor, nosso Deus;

faze prosperar nossos esforços,

sim, faze prosperar nossos esforços.

1 Das profundezas do desespero, Senhor,

clamo a ti.

2 Escuta minha voz, ó Senhor;

dá ouvidos à minha oração.

13 E acrescentou: "Agora vão e aprendam o significado desta passagem das Escrituras: ‘Quero que demonstrem misericórdia, e não que ofereçam sacrifícios’. Pois não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores".

18 Que outro Deus há semelhante a ti,

que perdoas a culpa do remanescente

e esqueces os pecados dos que te pertencem?

Não permanecerás irado com teu povo para sempre,

pois tens prazer em mostrar teu amor.

29 Pois vocês receberam o privilégio não apenas de crer em Cristo, mas também de sofrer por ele.

Preparativos para a Páscoa

1 O rei Ezequias enviou uma mensagem a todo o Israel e Judá e escreveu cartas para o povo de Efraim e Manassés. Convidou todos a virem ao templo do Senhor em Jerusalém para celebrar a Páscoa do Senhor, o Deus de Israel. 2 O rei, seus oficiais e toda a comunidade de Jerusalém decidiram celebrar a Páscoa um mês depois da data estabelecida. 3 Não conseguiram celebrá-la na data prescrita, porque não havia como purificar sacerdotes em número suficiente até esse dia, e o povo ainda não tinha se reunido em Jerusalém.

4 Esse plano para celebrar a Páscoa pareceu bom ao rei e a toda a comunidade. 5 Assim, fizeram uma proclamação em todo o Israel, desde Berseba, ao sul, até Dã, ao norte, convidando todos a virem a Jerusalém para celebrar a Páscoa do Senhor, o Deus de Israel. Fazia tempo que essa festa não era celebrada por um grande número de pessoas, como a lei exigia.

6 Por ordem do rei, mensageiros foram enviados a todo o Israel e Judá. Levavam cartas que diziam:

"Ó israelitas, voltem para o Senhor, o Deus de Abraão, Isaque e Israel, para que ele se volte para nós, os poucos que sobrevivemos à conquista pelos reis assírios. 7 Não sejam como seus antepassados e parentes que foram infiéis ao Senhor, o Deus de seus antepassados, e se tornaram objeto de desprezo, como vocês mesmos podem ver. 8 Não sejam teimosos, como eles foram, mas submetam-se ao Senhor. Venham a este templo que ele consagrou para sempre. Adorem o Senhor, seu Deus, para que sua ira ardente se desvie de vocês.

9 "Pois, se voltarem para o Senhor, seus parentes e seus filhos serão tratados com bondade por aqueles que os capturaram e voltarão a esta terra. Pois o Senhor, seu Deus, é cheio de graça e compaixão. Não os rejeitará se voltarem para ele".

A celebração da Páscoa

10 Os mensageiros foram de cidade em cidade em Efraim e Manassés e até o território de Zebulom, mas a maioria do povo riu e zombou deles. 11 Contudo, alguns de Aser, Manassés e Zebulom se humilharam e vieram a Jerusalém.

12 Ao mesmo tempo, a mão de Deus estava sobre o povo da terra de Judá, dando-lhes um só coração para obedecer às ordens do rei e de seus oficiais, conforme a palavra do Senhor. 13 Assim, uma grande multidão se reuniu em Jerusalém no segundo mês, para comemorar a Festa dos Pães sem Fermento. 14 Começaram a trabalhar e removeram os santuários idólatras de Jerusalém. Também removeram todos os altares de incenso e os jogaram no vale de Cedrom.

15 No décimo quarto dia do segundo mês, o povo abateu o cordeiro pascal. Isso deixou os sacerdotes e levitas envergonhados, por isso se purificaram e trouxeram holocaustos ao templo do Senhor. 16 Tomaram seus lugares no templo, conforme a instrução da lei de Moisés, homem de Deus. Os levitas trouxeram sangue dos sacrifícios para os sacerdotes, que o aspergiram sobre o altar.

17 Visto que muitas pessoas não haviam se purificado, os levitas tiveram de abater para elas o cordeiro pascal, a fim de consagrá-las ao Senhor. 18 A maioria dos que vieram de Efraim, Manassés, Issacar e Zebulom não havia se purificado. Mas o rei Ezequias orou por eles e foi permitido que comessem a refeição pascal, embora isso fosse contrário aos requisitos da lei. Pois Ezequias orou: "Que o Senhor, que é bondoso, perdoe 19 aqueles que resolveram buscar o Senhor, o Deus de seus antepassados, mesmo que não estejam devidamente purificados conforme os padrões do santuário". 20 E o Senhor ouviu a oração de Ezequias e perdoou o povo.

21 Então os israelitas que estavam em Jerusalém comemoraram com grande alegria durante sete dias a Festa dos Pães sem Fermento. A cada dia, os levitas e os sacerdotes louvavam o Senhor com instrumentos ressoantes. 22 Ezequias elogiou todos os levitas pela aptidão que demonstraram no serviço ao Senhor. A celebração prosseguiu por sete dias. Apresentaram ofertas de paz, e o povo agradeceu ao Senhor, o Deus de seus antepassados.

23 Toda a comunidade resolveu continuar com a festa por mais sete dias, de modo que celebraram com alegria por mais uma semana. 24 Ezequias, rei de Judá, deu à comunidade mil novilhos e sete mil ovelhas para as ofertas, e os oficiais deram mil novilhos e dez mil ovelhas e cabras. Nesse meio-tempo, muitos outros sacerdotes se purificaram.

25 Toda a comunidade de Judá se alegrou, incluindo os sacerdotes, os levitas, todos que vieram da terra de Israel, os estrangeiros residentes em Israel que vieram para a festa e todos que moravam em Judá. 26 Houve grande alegria em Jerusalém, pois a cidade não via uma celebração como essa desde os dias de Salomão, filho do rei Davi.

27 Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo, e Deus, de sua santa habitação nos céus, ouviu sua oração.

1 "Se um homem se divorciar da esposa

e ela se casar com outro homem,

ele não a receberá de volta,

pois isso contaminaria a terra.

Você, porém, se prostituiu com muitos amantes

e, no entanto, quer voltar para mim?",

diz o Senhor.

2 "Olhe para o alto dos montes:

existe um só lugar em que você não tenha se contaminado

pelo adultério com outros deuses?

Senta-se à beira do caminho,

como uma prostituta à espera de um cliente,

sozinha, como um nômade no deserto.

Contaminou a terra com sua prostituição

e sua perversidade.

3 Por isso não vieram as chuvas de primavera,

pois você é uma prostituta descarada,

que não tem vergonha alguma.

4 Ainda assim, você me diz:

‘Pai, tens me conduzido desde minha juventude.

5 Certamente não ficarás irado para sempre!

Certamente te esquecerás do que aconteceu!’.

Você fala desse modo,

mas continua a praticar todo o mal possível."

Judá segue o exemplo de Israel

6 Durante o reinado de Josias, o Senhor me disse: "Viu o que fez a infiel nação de Israel? Como esposa que comete adultério, Israel adorou outros deuses no alto dos montes e debaixo de toda árvore verdejante. 7 Pensei: ‘Depois de fazer tudo isso, ela voltará para mim’, mas não voltou, e Judá, sua irmã traiçoeira, viu isso. 8 Ela viu que me divorciei da infiel Israel por causa de seu adultério. Mas Judá, irmã traiçoeira, não teve temor algum; também me deixou e se entregou à prostituição. 9 Israel não se preocupou nem um pouco em cometer adultério ao adorar ídolos feitos de madeira e pedra. Agora, a terra está contaminada. 10 Apesar de tudo isso, Judá, sua irmã traiçoeira, não voltou para mim com sinceridade. Apenas fingiu estar arrependida. Eu, o Senhor, falei!".

Esperança para a rebelde Israel

11 Então o Senhor me disse: "Até mesmo a infiel Israel é menos culpada que a traiçoeira Judá! 12 Portanto, vá e proclame esta mensagem a Israel. Assim diz o Senhor:

"Ó Israel, meu povo infiel,

volte para mim,

pois sou misericordioso;

não ficarei irado com você para sempre.

13 Reconheça sua culpa;

admita que se rebelou contra o Senhor, seu Deus,

e cometeu adultério contra ele

ao adorar ídolos debaixo de toda árvore verdejante.

Confesse que não quis ouvir minha voz.

Eu, o Senhor falei!".

14 O Senhor diz:

"Voltem para casa, filhos rebeldes,

pois eu sou seu mestre.

Eu os trarei de volta a Sião —

um desta cidade, dois daquela família —

de onde quer que estejam dispersos.

15 Eu lhes darei líderes segundo meu coração,

que os guiarão com conhecimento e entendimento.

16 "E, quando sua terra voltar a ficar cheia de gente", diz o Senhor, "vocês não terão mais saudades da época em que tinham a arca da aliança do Senhor. Não sentirão falta da arca nem se lembrarão dela, e não será necessário reconstruí-la. 17 Então Jerusalém será conhecida como ‘O Trono do Senhor’. Todas as nações irão até lá para honrar o Senhor. Não seguirão mais os desejos teimosos de seu coração perverso. 18 Naqueles dias, o povo de Judá e o povo de Israel voltarão juntos do exílio no norte, para a terra que dei a seus antepassados como herança para sempre.

19 "Disse comigo:

Como eu gostaria de tratá-los como filhos!

Meu maior desejo era lhes dar esta linda terra,

a herança mais excelente do mundo.

Queria que me chamassem de ‘Pai’

e que jamais se afastassem de mim.

20 Mas você me traiu, povo de Israel!

Foi como esposa infiel que abandona o marido.

Eu, o Senhor, falei."

21 Ouvem-se vozes no alto dos montes,

choro e súplicas dos israelitas,

porque escolheram caminhos tortuosos

e se esqueceram do Senhor, seu Deus.

22 "Meus filhos rebeldes", diz o Senhor,

"voltem para mim, e eu curarei a rebeldia de seu coração."

"Sim, nós voltaremos", o povo responde,

"pois tu és o Senhor, nosso Deus.

23 Nossa idolatria nas colinas

e as orgias religiosas nos montes

não passam de ilusão.

Somente no Senhor, nosso Deus,

Israel encontrará salvação.

24 Desde a juventude observamos nossos antepassados

desperdiçarem com algo vergonhoso

tudo que trabalharam para ter:

rebanhos e gado, filhos e filhas.

25 Que a vergonha nos sirva de cama,

e a desonra, de cobertor,

pois nós e nossos antepassados pecamos

contra o Senhor, nosso Deus.

Desde a juventude até hoje,

nunca lhe obedecemos."

21 Então Pedro se aproximou de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar alguém que peca contra mim? Sete vezes?".

22 Jesus respondeu: "Não sete vezes, mas setenta vezes sete.

14 "Seu Pai celestial os perdoará se perdoarem aqueles que pecam contra vocês.

31 Em tua grande misericórdia, porém, não os destruíste completamente nem os abandonaste para sempre. Que Deus bondoso e compassivo tu és!

6 Certamente a bondade e o amor me seguirão

todos os dias de minha vida,

e viverei na casa do Senhor

para sempre.

18 Portanto, o Senhor esperará até que voltem para ele,

para lhes mostrar seu amor e compaixão.

Pois o Senhor é Deus fiel;

felizes os que nele esperam.

11 Senhor, não retenhas de mim a tua compaixão;

que o teu amor e a tua verdade sempre me protejam.

16 Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso.

7 Que os perversos mudem de conduta

e deixem de lado até mesmo a ideia de fazer o mal.

Que se voltem para o Senhor, para que ele tenha misericórdia deles;

sim, voltem-se para nosso Deus, pois ele os perdoará generosamente.