1 Ai de ti, que tens prazer em te levantares de noite, para tecer conspirações de maldade; sais de madrugada para dar cumprimento aos esquemas que ardilaste; tens a oportunidade de o fazer e fazes mesmo.

2 Pretendes um determinado pedaço de terra, ou a casa de uma pessoa qualquer - ainda que seja tudo o que ela possui; e consegues obter o que queres, à força de falsidade e violência.

3 Mas o Senhor Deus diz-te: Receberás maldade em recompensa da tua maldade; nada me poderá deter. Nunca mais tornarás a ser orgulhoso e altivo, pensando que eu estou do teu lado.

4 Os teus adversários rir-se-ão de ti e farão mofa do teu desespero. Vocês dirão: Estamos perdidos, arruinados. Deus confiscou-nos a terra e mandou-nos para o fim do mundo; o que era nosso, deu-o a outros.,

5 Sim, com efeito serão outros que delimitarão as vossas fronteiras. O povo de Senhor passará a viver onde os outros quiserem.

6 Não digas essas coisas, clama o povo. Não insistas com coisas semelhantes. É desagradável, uma conversa dessas. Nunca semelhantes males nos poderiam acontecer!

7 Será essa resposta que se espera de vocês, ó casa de Jacob? E, por outro lado, pensam que o Espírito do Senhor fica satisfeito em ter de vos falar tão asperamente? Não! As acusações que vos faz é porque quer o vosso bem, porque pretende levar-vos de novo ao caminho recto.

8 O Senhor diz: Mesmo aagora o meu povo levanta-se contra mim. Porque roubam descaradamente daqueles que confiam em vocês, que caminham em paz.

9 Expulsaram as viúvas das suas casa; roubaram aos seus meninos os direitos que Deus lhes dava.

10 Levantem-se! Vão-se embora! Aqui já não é mais o vosso lar; encheram isto tudo de corrupção.

11 Eu vos pregarei as alegrias do vinho, as alegrias da bebida - é essa a espécie de profecias que gostariam de ouvir aos vossos profetas beberrões e mentirosos!

12 Mas há-de vir o tempo, ó Israel, em que vos juntarei - os que restam - vos trarei todos como cordeiros num rebanho, como um rebanho nas pastagens - será uma multidão barulhenta e feliz

13 Alguém irá adiante abrir o caminho e vos trará do exílio e vos fará sair pelas portas das cidades do vosso cativeiro, regressando à terra pátria. O vosso rei irá à frente - o Senhor vos conduzirá.

1 Ai daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas! Quando alvorece, eles o executam, porque isso eles podem fazer.

2 Cobiçam terrenos e se apoderam deles; cobiçam casas e as tomam. Fazem violência ao homem e à sua família, a ele e aos seus herdeiros.

3 Portanto, assim diz o Senhor: "Estou planejando contra essa gente uma desgraça, da qual vocês não poderão salvar-se. Vocês já não vão andar com arrogância, pois será tempo de desgraça.

4 Naquele dia vocês serão ridicularizados; zombarão de vocês com esta triste canção: ‘Estamos totalmente arruinados; dividida foi a propriedade do meu povo. Ele tirou-a de mim! Entregou a invasores as nossas terras’ ".

5 Portanto, vocês não estarão na assembléia do Senhor para a divisão da terra por sorteio.

6 "Não preguem", dizem os seus profetas. "Não preguem acerca dessas coisas; a desgraça não nos alcançará". Ó descendência de Jacó,

7 é isto que está sendo falado: "O Espírito do Senhor perdeu a paciência? É assim que ele age? " "As minhas palavras não fazem bem àquele cujos caminhos são retos?

8 Mas ultimamente como inimigos vocês atacam o meu povo. Além da túnica arrancam a capa daqueles que passam confiantes, como quem volta da guerra.

9 Vocês tiram as mulheres do meu povo de seus lares agradáveis. De seus filhos vocês removem a minha dignidade para sempre.

10 Levantem-se, vão embora! Pois este não é o lugar de descanso, porque ele está contaminado, está arruinado, sem que haja remédio.

11 Se um mentiroso e enganador vier e disser: ‘Eu pregarei para vocês fartura de vinho e de bebida fermentada’, ele será o profeta deste povo! "

12 "Eu vou de fato ajuntar todos vocês, ó Jacó; sim, vou reunir o remanescente de Israel. Eu os ajuntarei como ovelhas num aprisco, como um rebanho numa pastagem; haverá barulho de muita gente.

13 Aquele que abre o caminho irá adiante deles; passarão pela porta e sairão. O rei deles, o Senhor, os guiará".