1 Estas são as mensagens que o Senhor dirigiu a Oséias (filho de Beeri) durante os reinados dos seguintes quatro reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias; e também no tempo do reinado de Jeroboão (filho de Jeoás), rei de Israel.
2 Foi esta a primeira mensagem: Disse o Senhor a Oséias: Casa-te com uma rapariga que seja uma prostituta, de forma que alguns dos filhos que ela tiver sejam de outros homens. Isto ilustrará a forma infiel como o meu povo se tem conduzido para comigo, cometendo abertamente adultério contra mim ao adorarem outros deuses.
3 Então Oséias casou com Gomer (filha de Diblaim), e ela concebeu e deu à luz um filho.
4 O Senhor falou-lhe assim: Põe-lhe o nome de Jezreel, porque no vale de Jezreel em breve castigarei a dinastia do rei Jeú, por causa dos assassínios que cometeu ; na verdade, em breve porei fim a Israel como reino independente, quebrando o poder da nação, nesse vale de Jezreel.
6 Gomer tornou a conceber e teve outro filho - uma rapariga. Deus disse a Oséias: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama (que quer dizer: sem misericórdia), porque não terei mais misericórdia de Israel para lhe perdoar outra vez.
7 Contudo, da tribo de Judá, sim, terei misericórdia. Eu próprio a libertarei dos seus inimigos, sem intervenção nem de exército nem de armas.
8 Depois de ter desmamado Lo-Ruama, Gomer teve outro filho - um rapaz, de novo. E Deus mandou: Chama-lhe Lo-Ami (que quer dizer: não meu), porque Israel não me pertence e eu não sou o seu Deus.
10 Todavia, há-de vir o tempo em que Israel se tornará uma grande e próspera nação. Nessa altura o seu povo será demasiado numeroso para se poder contar - será como a areia do mar! E então, em vez de lhes dizer: 'Não são meu povo
11 O povo de Israel e o de Judá unir-se-ão sob um único líder. Regressarão juntos do exílio. Que grande dia será esse, em que Deus plantará novamente o seu povo no fértil solo da sua própria terra.
1 Palavra do Senhor que veio a Oséias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel:
2 Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: "Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor".
3 Por isso ele se casou com Gômer, filha de Diblaim; ela engravidou e lhe deu um filho.
4 Então o Senhor disse a Oséias: "Dê a ele o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.
5 Naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel".
6 Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: "Dê a ela o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, a ponto de perdoá-la.
7 Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhes concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus".
8 Depois de ter desmamado Lo-Ruama, Gômer teve outro filho.
9 Então o Senhor disse: "Dê a ele o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.
10 "Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.
11 O povo de Judá e o povo de Israel serão reunidos, e eles designarão para si um só líder, e se levantarão da terra, pois será grande o dia de Jezreel.