9 Mas aqueles que querem a todo o custo enriquecer, sujeitam-se às armadilhas do pecado e às solicitações para o mal; tornam-se vítimas de paixões tão loucas como prejudiciais, e que sempre precipitam as pessoas na ruína e na perdição.
4 Não te esgotes com a ambição de enriqueceres. Dá de mão de todos esses teus cálculos. Irás tu fixar o olhar naquilo que não é nada? As riquezas têm asas e desaparecerão no ar como pássaros!
10 Aquele que ama o dinheiro, nunca tem bastante. É uma loucura pensar-se que a riqueza traz felicidade!
21 O homem gabou-o pelo seu bom trabalho: 'Foste fiel na maneira como negociaste com esta pequena quantia. Portanto vou entregar-te muito mais responsabilidades. E entretanto poderás gozar de todos os benefícios e privilégios que pus à tua disposição.
16 Quanto melhor é ter sabedoria do que muito ouro! E como vale mais o entendimento na vida do que montes de dinheiro!
4 As riquezas de nada servem no dia do juízo. Só a justiça livra da condenação eterna.
16 É melhor viver com pouco na vida, mas amar e obedecer a Deus, do que ser multimilionário e viver dia-a-dia com aflições.
17 Diz aos ricos deste mundo que não sejam altivos, que não ponham a sua esperança nas riquezas, que são coisas instáveis, mas que ponham a sua confiança no Deus vivo, que nos dá generosamente tudo, para a nossa satisfação.
6 Pelas mesmas razões também, devem pagar os impostos, porque são necessários para que toda a máquina do estado prossiga no trabalho a que Deus a destinou. Devem pois dar a cada um o que é devido: os impostos a quem tem o direito de os exigir, o respeito e honra a quem os deve receber.
22 Uma pessoa bondosa torna-se, naturalmente, simpática. Vale mais ser-se pobre do que desonesto.
9 Honra o Senhor com os teus ganhos, com a primeira parte dos teus rendimentos, e ele encherá, a transbordar, os teus celeiros, correrão abundantes os teus vinhos, dos mais finos.
14 Sinto-me muito mais feliz andando de acordo com os teus ensinos do que passando o tempo a acumular riquezas.
11 A riqueza obtida à pressa por especulação virá a desaparecer, mas aquela que se obtém pelo trabalho virá a aumentar.
11 O rico considera a sua riqueza como uma cidade inatacável, como uma muralha perfeitamente segura.
16 Vale mais o pouco daquele que anda na justiça de Deus,do que toda a fortuna dos que rejeitam o Senhor.
17 A força dos maus será quebrada,mas o Senhor sustém aqueles que ele perdoou.
2 Os ganhos obtidos irregularmente não podem dar felicidade segura; mas o viver com justiça livra da morte.
22 A bênção do Senhor é que enriquece; o nosso esforço nada lhe altera .
1 Se for preciso escolher, que se escolha antes uma boa reputação do que riquezas; vale mais ser-se estimado do que ter ouro e dinheiro.
5 Fujam do amor ao dinheiro; contentem-se com o que têm, porque Deus disse: Não te deixarei, nem te abandonarei.
8 Primeiro, que me afastes da falsidade e da mentira. Depois, que não me dês nem pobreza nem riqueza. Dá-me o bastante para as minhas necessidades. Porque se ficar rico, corro o risco de me esquecer de ti e começar a perguntar: Mas afinal quem é Deus? Por outro lado se vier a empobrecer, a miséria pode levar-me ao roubo e a desonrar o nome de Deus.