Filhos
2 Beneficiará dos resultados efectivos do seu trabalho. Será feliz. Tudo lhe correrá bem!
3 A sua mulher será como uma planta frutífera que lhe enche a casa. Os seus filhos, quando toda a família está junta, terão o ar saudável de novas oliveiras.
4 Essa é a recompensa que o Senhor dá aos que o temem.
28 Deus os abençoou, e disse-lhes: Multipliquem-se, encham a terra, dominem-na e também toda a vida animal da terra, dos mares e dos ares; dou-vos toda a vida vegetal, toda a espécie de frutos para alimento. A todos os animais dou igualmente como alimento a vida vegetal. E foi assim que aconteceu. Deus viu que tudo quanto tinha feito era excelente. Assim passou o sexto dia.
4 Mas se ela tiver filhos ou netos, a primeira responsabilidade deles é mostrar bondade no seu lar e recompensar os seus pais, cuidando deles. É isto que agrada a Deus.
52 Assim foi Jesus crescendo, tanto em tamanho como em sabedoria, amado por Deus e pelos homens.
24 Se recusares disciplinar o teu filho, dás provas de que não o amas devidamente. Porque se o amasses saberias castigá-lo sempre que é preciso.
1 Vocês filhos, porque são do Senhor, obedeçam aos seus pais, pois essa é a atitude justa.-
2 Honra o teu pai e a tua mãe. Dos dez mandamentos de Deus, este é o primeiro que tem ligado a si uma promessa: para que tenhas uma vida longa e cheia de bênçãos.
14 Mas, ao ver isto, Jesus ficou muito descontente: Deixem as crianças virem a mim, porque o reino de Deus pertence a quem é como elas. Não as mandem embora!c
6 Ensina à criança o caminho por onde deve andar, e quando for velho ainda continuará a andar por ele.
7 Deixem pois que Deus vos discipline; isso só prova que ele vos trata como filhos. Pois não é normal que um pai corrija o seu filho?
8 Se Deus não vos corrigisse, isso poderia ser sinal de que afinal não seriam seus filhos; seriam como filhos ilegítimos.
15 A insensatez é uma característica naturalmente ligada ao coração dos meninos. Mas a disciplina e a correcção afastará deles esse mal.
25 Já fui moço, e agora estou velho, mas nunca na minha vida vi o Senhor abandonar aqueles que o amam,nem os seus filhos passarem fome.
26 Pelo contrário, têm pena e emprestam aos que precisam, são generosos;e os seus filhos são felizes.
1 Jovens, escutem-me como se ouvissem o vosso pai; estejam atentos, a fim de crescerem em sensatez. Porque de mim obterão boa doutrina; não se afastem das minhas leis.
4 Os filhos que nos nascem na nossa juventude são como armas nas mãos de um militar competente.
5 Felizes são os que fazem uma boa provisão deles. Nunca hão-de ficar mal quando tiverem de se confrontar com os adversários.
3 Dar-vos-ei águas abundantes para matar a sede, a vocês e aos vossos campos ressequidos. Derramarei o meu Espírito e as minhas bênçãos sobre os vossos filhos.
4 E crescerão viçosamente como erva bem regada, como salgueiros à beira dos rios.
7 A melhor herança de todas é ter um pai que anda nos caminhos da justiça.
13 Todos os teus filhos serão ensinados por mim, e será grande a sua paz. Hão-de viver sob um governo justo e honesto. Os vossos inimigos, e tudo o que seja opressão, estará bem longe! Viverás em paz, e nunca terror algum se aproximará de vocês. Se alguma nação vier fazer-vos guerra, não terá sido enviada por mim para vos castigar, com toda a certeza. E será derrotada, pois que estou convosco.
13 Ele é para nós como um pai, afectuoso e compreensivo para com todos os que o temem.
1 Vejam como o nosso Pai celestial nos ama, a ponto de permitir que sejamos chamados seus filhos! Mas o mundo não compreende que realmente o sejamos, porque não conhece Deus.
6 Para uma pessoa, os seus netos são como que a sua coroa de glória, tal como para um filho o é também seu pai.
15 A repreensão e o castigo ajudam uma criança a aprender na vida. Mas se a deixam inteiramente entregue a si mesma, acaba por ser uma vergonha para os seus pais.
5 Conheci-te antes que fosses formado dentro do ventre de tua mãe; antes de teres nascido te santifiquei e te nomeei como meu porta-voz para o mundo.
13 Tu me fizeste, Senhor; toda a estrutura do meu ser foi formada mesmo no seio de minha mãe!
14 Por isso te louvo, pela forma maravilhosa e admirável como sou formado. Quando penso nisso não posso deixar de afirmar: É um mundo maravilhoso!
15 Logo nos primeiros momentos da formação do meu ser, quando só tu sabias que me estavas a formar, já aí intervinha o teu poder criador.
16 Os teus olhos viam o meu corpo em formação, e no teu livro tudo ia sendo registado; tudo se ia realizando segundo o que estava programado mesmo antes de eu começar a existir!
12 Honrem o vosso pai e a vossa mãe, para que tenham uma longa vida na terra que o Senhor vosso Deus vos vai dar.
12 Para que os nossos filhos sejam bem desenvolvidos, na sua mocidade,como plantas viçosas; e as nossas filhas, belas e graciosas como colunas esculpidas de um palácio.
1 Feliz é o homem cujo filho tem discernimento; mas a mãe dum desobediente é uma mulher bem triste.
10 Desde o meu nascimento que estou à tua guarda. Tens sido sempre o meu Deus.
21 Pelo vosso lado, pais, não exasperem os filhos, o que pode levá-los ao desânimo.
4 Vocês, os pais, não exasperem os vossos filhos. Antes eduquem-nos seguindo os conselhos e a doutrina do Senhor.
20 Quanto aos filhos, devem ser obedientes aos pais, porque é assim que darão alegria ao Senhor.
13 Não deixes de corrigir os teus filhos. Porque a disciplina e a correcção nunca mataram ninguém. Talvez te custe castigá-los, mas estarás a contribuir para livrar as suas almas do inferno.
4 Por nossa parte também não deixaremos de as contar aos nossos vindouros, e de mostrar às gerações futuras as coisas pelas quais o Senhor é bem digno de ser louvado: o seu poder e todos os seus milagres.
2 Beneficiará dos resultados efectivos do seu trabalho. Será feliz. Tudo lhe correrá bem!
3 A sua mulher será como uma planta frutífera que lhe enche a casa. Os seus filhos, quando toda a família está junta, terão o ar saudável de novas oliveiras.
2 Os seus descendentes tornar-se-ão prestigiados. Sim, sem dúvida que a descendência dos que pertencem a Deus será muito abençoada!