Língua

7 Toda a espécie de animais se podem subjugar, animais ferozes, répteis, aves e até peixes. Todos se podem domar

8 Mas ninguém consegue dominar a sua língua. É um mal que não se pode sujeitar, ela está sempre pronta a expelir veneno mortal.

15 Com muita paciência pode chegar-se a convencer até mesmo um magistrado; e as palavras brandas são capazes de quebrar ossos duros.

3 Mas o Senhor castigará os que falam com adulação e altivamente,e que dizem: Continuarei a falar como me apetece.

4 A boca é minha. Que tenho eu a ver com Deus?.

9 Por isso mesmo Deus o elevou às posições mais altas e lhe deu um nome que é superior a todos os nomes,o

10 de tal forma que, em honra desse nome, se virão a ajoelhar todas as criaturas tanto no céu, como na Terra, como debaixo da terra.

11 E todos, igualmente, reconhecerão que Jesus Cristo é Senhor; e isso mesmo será mais uma glória para Deus o Pai!

1 Mas deixem-me mostar-vos o caminho mais excelente! Ainda que eu falasse as línguas dos homens ou até mesmo dos anjos, mas não fosse capaz de amar os outros, não seria mais do que um instrumento de fazer barulho.

2 Todos nós cometemos erros. Quem puder dominar perfeitamente o seu falar poderá considerar-se perfeito e capaz de controlar todo o seu ser

21 Frequentemente a morte e a vida dependem da força da linguagem. Por isso quem usa dela terá de pensar bem no alcance e nas consequências do que diz.

28 E assim todo o diaeu te louvarei por causa da tua justiça.

19 A verdade aguenta, inalterável, a prova do tempo. A mentira não dura muito que não seja descoberta!

12 Se alguém ama a vidae pretende ter muitos anos para ser feliz,

13 então que tenha cuidado com a língua,e que se guarde da mentira;

18 Há gente cujas palavras ferem como pontas de espada, enquanto que a fala dos que têm sabedoria é como se desse saúde aos outros.

9 Com ela damos louvores ao Senhor nosso Pai, e outras vezes dizemos as piores coisas contra os homens, que são feitos à semelhança de Deus.;o se esqueçam de que o grande Juiz está à porta.

10 Tomem como exemplos de resistência e de coragem os profetas, aqueles que vos falaram em nome do Senhor.

11 Sempre temos considerado feliz quem resiste perante as provações. Ouviram da paciência de Job e viram o que, no fim, o Senhor lhe deu. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.

12 Mas sobretudo nunca façam juras, meus irmãos, nem pelo céu, nem pela Terra, ou por outra coisa qualquer. Mas quando tiverem que dizer sim, digam simplesmente sim, e quando for não, digam não, para que não venham a ser condenados.

4 Sem ser preciso que te diga seja o que for, tudo sabes.

28 Por isso até o tolo é capaz de passar por esperto, quando sabe ficar quieto; e quando cala a boca, até pode ser tomado por inteligente!

26 Se alguém diz ser religioso e afinal não é capaz de travar a sua língua, engana-se a si mesmo; a sua religião não vale nada.

2 Senhor, disse eu, livra-me da acção dos mentirosos, dos que só sabem abrir a boca para enganar.

30 A boca dos que seguem Deus fala com a sabedoria,distinguindo o certo do errado.

31 A lei de Deus está nos seus corações; os seus passos serão sempre direitos.

19 No muito falar há sempre grande risco de pecar, mas quem sabe refrear a sua língua é sensato.

3 Podemos dominar um possante cavalo por meio dum pequeno freio na sua boca.

4 E um pequeno leme faz um grande navio virar para onde o piloto quiser, mesmo quando há forte vento.

5 O mesmo se passa com a língua. Um membro bem pequeno, mas que pode gabar-se de grandes coisas! Uma floresta inteira pode ser incendiada por uma simples faísca.

6 Pois também a língua é como um fogo. Ela é mesmo um mundo de maldade, e é capaz de contaminar todo o nosso ser. Alimentada com o fogo do inferno, é capaz de inflamar a nossa existência.

5 O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que estavam a levantar:

6 Vejamos: se isto é o que eles já são capazes de fazer, sendo um só povo com uma só língua, não haverá limites para tudo o que ousarem fazer. Vamos descer e que a língua deles comece a diferenciar-se noutras línguas, de forma que uns não entendam os outros.

8 E foi dessa forma que o Senhor os espalhou sobre toda a face da terra, tendo cessado a construção daquela cidade. Por isso ficou a chamar-se Babel , porque foi ali que o Senhor diferenciou a língua dos homens, e espalhou-os por toda a terra.