Trabalho
10 Quando aí estivemos, uma das nossas regras de conduta era que quem não trabalha também não tem direito a comer.
11 Ora o certo é que ouvimos dizer que alguns do vosso meio levam uma vida preguiçosa, ocupando-se com futilidades
12 A esses mandamos - é uma ordem que damos - em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que trabalhem sossegadamente, comendo do pão ganho com o trabalho das suas próprias mãos.
31 É porque tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus, mesmo o comer ou o beber.
23 Trabalhem bem e com agrado em tudo que fazem, como estivessem a trabalhar para o Senhor e não para as pessoas.
6 Vai ter com a formiga, preguiçoso! Observa o seu comportamento e aprende! Ainda que não tenha nem chefe, nem governador, nem superior, contudo sabe que deve trabalhar bem no Verão, juntando alimento em vistas do Inverno.
9 Mas tu preguiçoso, tudo o que sabes fazer é dormir! Quando é que te levantas e despertas? Deixa-me dormir mais um bocado!
10 E continua, pestanejando mais um bocado, cruzando mais um bocado os braços, ficando mais um bocado na cama!
11 É assim que a pobreza te chegará, como um ladrão - sem estares a contar. E a miséria te destruirá, como por um bandido armado.
9 O preguiçoso que faz um trabalho com negligência é como se estivesse destruindo uma obra de valor.
23 O trabalho traz ganhos. A muita conversa traz pobreza.
17 E tudo quanto fizerem ou disserem que seja na dependência do Senhor Jesus; é através dele que o vosso agradecimento é dado a Deus.
12 Digo-vos solenemente que aquele que crer em mim fará as mesmas obras que eu, e maiores até, porque vou para junto do Pai. Podem pedir-lhe tudo, em meu nome, que eu o farei, pois isso contribuirá para a glória do Pai por causa do que eu, o Filho, farei por vocês. Sim, peçam seja o que for, servindo-se do meu nome, que eu o farei.
24 Quem trabalha aplicadamente ganhará qualidades para vir a conduzir os outros. Os preguiçosos nunca terão sucesso na vida.
14 E tudo o que fizerem que seja com bondade e amor.
12 Por isso concluí que, primeiramente, não há nada melhor para o ser humano do que ser feliz e gozar da vida, tanto quanto puder;
13 em segundo lugar, que deve comer, beber e disfrutar do fruto do seu trabalho, pois estas coisas são um dom de Deus.
14 Em tudo o que fizerem, evitem as queixas constantes, assim como os conflitos,
15 para que ninguém tenha nada a censurar-vos. Vivam vidas puras e sinceras como filhos de Deus, embora vivendo no meio de uma humanidade corrompida e perversa, mas na qual resplandecem como os astros no firmamento.
4 O que trabalha com engano virá a empobrecer; os que trabalham com aplicação enriquecerão.
22 A bênção do Senhor é que enriquece; o nosso esforço nada lhe altera .
15 Procura trabalhar de forma a que Deus te aprove, como um trabalhador que de nada tem que se envergonhar, que proclama com exactidão a palavra da verdade
24 Quem trabalha aplicadamente ganhará qualidades para vir a conduzir os outros. Os preguiçosos nunca terão sucesso na vida.
3 Entrega o teu trabalho ao Senhor, e os teus planos irão por diante.
8 Deus pode bem abençoar-vos de tal maneira que tendo sempre, em tudo, aquilo que vos é preciso, possam ainda ajudar generosamente os outros.
3 Entrega o teu trabalho ao Senhor, e os teus planos irão por diante.
9 O trabalho realizado por dois é sempre mais proveitoso.
13 Se te dás muito ao sono, acabarás por empobrecer. Mantém-te desperto e te fartarás de pão.
19 Na verdade é muito bom se uma pessoa tiver recebido do Senhor riqueza e saúde para desfrutar dela. Gozar do seu trabalho e aceitar a parte que lhe toca na vida, isso é na verdade um dom de Deus. A pessoa que fizer isso não necessitará de olhar para trás com tristeza, porque Deus lhe enche o coração com felicidade.
23 Trabalhem bem e com agrado em tudo que fazem, como estivessem a trabalhar para o Senhor e não para as pessoas.
24 Lembrem-se que o Senhor vos dará uma herança por recompensa, e o mestre que estão a servir é Cristo
16 Porque toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça;
17 para que todo aquele que pertence a Deus seja recto e perfeitamente habilitado a executar o que é bom.
18 No entanto uma coisa eu vi que é boa: uma pessoa comer e beber bem, e aproveitar dos resultados do seu trabalho durante o tempo de duração da vida que Deus lhe der. Essa é porção que lhe cabe.
8 É o caso de um homem que vive absolutamente sozinho, sem filhos sem irmãos, e que mesmo assim trabalha sem descanso para enriquecer cada vez mais. A quem vai ele deixar o que tem, afinal? Por que se priva ele de tanto, agora? Esta é sem dúvida alguma uma forma errada e absurda de viver.
8 Estejam bem vigilantes, para que não venham a perder aquilo que já alcançaram, mas que pelo contrário possam receber a recompensa total dada pelo Senhor.
11 Procurem viver em paz com toda a gente, cada um ocupando-se do que lhe diz respeito, vivendo cada um do seu próprio trabalho. Também isso já antes vos tinha recomendado
12 Dessa maneira a vossa vida se desenrolará com honestidade, em relação com os que não são cristãos, e manterão a vossa independência.
11 A riqueza obtida à pressa por especulação virá a desaparecer, mas aquela que se obtém pelo trabalho virá a aumentar.
4 Então descobri que a força que leva basicamente os homens para o sucesso é a concorrência com o seu próximo! Mas também isto é futilidade, e uma corrida atrás do nada.
10 Tudo o que fizeres, fá-lo bem, porque na morte, para onde acabarás por ir, não há realizações, nem planos a fazer, nem coisas a compreender e a analisar.
7 mas antes como trabalhando para Cristo, e como quem está a executar de coração a vontade de Deus;
8 e sabendo também que cada um receberá do Senhor a recompensa por todo o bem que fizer, quer se trate de superior ou de subordinado.
58 Assim meus queridos irmãos, sejam firmes e constantes, trabalhando com entusiasmo na obra do Senhor, pois sabem que nada do que fizerem para Deus será em vão.
17 Que o favor do Senhor nosso Deus seja sobre nós. Consolida tu próprio o trabalho que fazemos, sim, confirma aquilo que fazem as nossas mãos.
13 Não vos farão mal se forem zelosos na prática do bem.
26 Olhem os passarinhos, que não se preocupam com o alimento, não precisam de semear, nem de colher, ou de armazenar comida, pois o vosso Pai celestial é quem os sustenta. E para ele vocês têm muito mais valor do que os passarinhos. As vossas preocupações poderão porventura acrescentar um só momento ao tempo da vossa vida?
15 Procura trabalhar de forma a que Deus te aprove, como um trabalhador que de nada tem que se envergonhar, que proclama com exactidão a palavra da verdade
28 Aquele que roubava ou explorava fraudulentamente, que pare com isso de uma vez. Que antes trabalhe, e que ganhe a sua vida pelos seus próprios meios, honestamente, de forma até a poder ajudar outros menos favorecidos.
9 Portanto é porque há ainda um repouso para o povo de Deus.
10 Ora quem já entrou no descanso de Deus, também já descansou das suas obras, tal como Deus também das suas.