1 O supremo sacerdote é um homem como qualquer outro, mas constituído para representar os homens nas suas relações com Deus. Por isso ele apresenta as ofertas a Deus e oferece sacrifícios pelos pecados, tanto do povo, como os seus próprios também. E como ele mesmo está sujeito à fraqueza humana, pode tratar com toda a bondade os outros que pecam, seja por ignorância, seja por desobediência.
4 E ninguém se torna sumo sacerdote somente porque deseja tal honra. Tem de ser chamado por Deus, tal como Arão.
5 Assim Cristo, da mesma maneira, não se honrou a si próprio como supremo sacerdote, mas foi Deus quem o instituiu nessa dignidade, dizendo-lhe: Tu és o meu Filho. Hoje tornei-me teu Pai.
6 E lemos ainda noutro lugar. Tu és sacerdote para sempre, à semelhança de Melquisedeque.
7 Cristo, enquanto ainda estava na Terra, numa agonia de alma, apresentou orações e súplicas a Deus, que o poderia ter livrado daquela morte. E Deus ouviu-o, atendendo à sua submissão.
8 Vemos portanto que Jesus, ainda que sendo o Filho, ele próprio experimentou o que era a obediência por aquilo que padeceu.
9 E foi assim que ficou perfeito o que ele cumpriu e que oferece a salvação eterna àqueles que lhe obedecem.
10 Deus mesmo o reconhece como supremo sacerdote à semelhança de Melquisedeque.
11 Muito mais teríamos a dizer sobre isso; contudo não é fácil explicar-vos essas coisas, pois que vocês se têm tornado preguiçosos para as compreender.
12 Porque ao tempo que são cristãos deviam até poder já ensinar outros. Mas ao contrário precisam de quem vos ensine as primeiras coisas da revelação de Deus. Vocês fizeram-se como criancinhas que só podem beber leite, e não alimento sólido.
13 Ora, quando uma pessoa ainda se alimenta só de leite, é como um bebé e ainda não está capaz de ter experiência de coisas que a justiça de Deus exige.
14 Mas o alimento sólido é para os que adquiriram maturidade, e que em resultado do exercício das suas faculdades são capazes de distinguir o bem do mal.
1 For every high priest, being taken from among men, is appointed for men in things pertaining to God, that he may offer both gifts and sacrifices for sins:
2 who can bear gently with the ignorant and erring, for that he himself also is surrounded by infirmity;
3 and by reason of it is bound, as for the people, so also for himself, to offer for sins.
4 And no man takes the honor to himself, but when he is called of God, even as was Aaron.
5 So Christ also did not glorify himself to be made a high priest, but he who spoke to him, You are my Son, This day I have begotten you:
6 as he says also in another [place,] You are a priest forever After the order of Melchizedek.
7 Who in the days of his flesh, having offered up prayers and supplications with strong crying and tears to him who was able to save him from death, and having been heard for his godly fear,
8 though he was a Son, yet learned obedience by the things which he suffered;
9 and having been made perfect, he became to all those who obey him the author of eternal salvation;
10 named of God a high priest after the order of Melchizedek.
11 Of whom we have many things to say, and hard of interpretation, seeing you{+} have become dull of hearing.
12 For when by reason of the time you{+} ought to be teachers, you{+} have need again that some one teach you{+} the rudiments of the first principles of the oracles of God; and have become such as have need of milk, and not of solid food.
13 For everyone who partakes of milk is without experience of the word of righteousness; for he is a juvenile.
14 But solid food is for full-grown men, [even] those who by reason of use have their senses exercised to discern good and evil.