1 Pergunto então: Terá Deus rejeitado o seu povo? Nada disso. Lembrem-se de que eu próprio sou israelita, descendente de Abraão e membro da família de Benjamim.
2 Não, Deus não rejeitou o seu próprio povo, que ele escolheu logo desde o princípio. Lembram-se certamente daquela passagem em que o profeta Elias se estava a queixar a Deus contra os israelitas: Senhor, mataram os teus profetas, e derrubaram os teus altares. Só eu fiquei, e ainda procuram matar-me. Lembram-se do que Deus lhe replicou então? Tenho ainda sete mil outros que não se inclinaram para adorar Baal.
5 O mesmo acontece agora. Nem todos os judeus viraram as costas a Deus. Há ainda pois um determinado número que se salva, e que a misericórdia de Deus escolheu. E se tal depende da misericórdia de Deus, não pode ser pelas boas obras. Porque nesse caso não seria uma oferta gratuita - o que se ganha não é de graça.
11 Repito: Quer isto dizer que Deus rejeitou o seu povo para sempre? De novo dizemos não! Contudo o seu propósito, como já vimos, foi o de tornar a salvação também acessível aos não judeus, para que o povo judeu, estimulado por um sentimento de ciúme, começasse a procurar a salvação de Deus para si mesmo..
12 Assim, afinal, se o mundo recebe uma riqueza espiritual em consequência de os judeus rejeitarem a salvação, pensem só na maravilhosa bênção que o mundo partilhará, um dia, quando os judeus também se voltarem para Cristo.
13 Estou a dizer tudo isto especialmente para os gentios. Como sabem, Deus designou-me como especial mensageiro para os gentios. Eu insisto muito nisso, aliás, e sempre que posso lembro isso aos judeus, para que se possível eu possa levá-los a querer aquilo que vocês têm já, e desta maneira salvar alguns deles. E que coisa maravilhosa não será quando eles se converterem a Deus!k
15 Quando Deus os pôs momentaneamente de parte, isso correspondeu a que ele se voltava para o resto do mundo para lhe oferecer a sua salvação; mas quando os judeus se voltarem para Cristo, isso será como todo um povo morto a ressuscitar para uma nova vida
16 Se Abraão e os demais patriarcas eram povo de Deus, os seus descendentes também o serão. Se a raiz da árvore é santa, os ramos também.
17 Mas é que alguns desses ramos da árvore de Abraão, portanto alguns judeus, foram quebrados. E vocês, gentios, que eram, por assim dizer, como que ramos de uma oliveira brava, foram enxertados naquela outra. Por isso vocês agora também recebem a bênção que Deus prometeu a Abraão e aos seus filhos, beneficiando do alimento especial com que Deus nutre a sua própria oliveira.
18 Devem contudo ter cuidado em não cair no orgulho, pelo facto de terem sido postos no lugar dos ramos quebrados. Lembrem-se de que a vossa posição de privilégio vem unicamente de estarem ligados à árvore de Deus; vocês são apenas ramos, não raízes.
19 Bom, podem estar apensar, esses ramos foram quebrados para me cederem o lugar a mim.-
20 Atenção! Lembrem-se de que esses ramos, os judeus, foram tirados porque não creram em Deus, e vocês encontram-se no lugar deles porque crêem. Não caiam no orgulho; tenham cuidado. Porque se Deus não poupou os ramos naturais, não tenham dúvida que ele agirá convosco da mesma maneira.
22 Reparem como Deus é ao mesmo tempo tão bondoso e tão rigoroso. Ele é severo para com os que desobedeceram, mas de extrema bondade para com os que não desistem de o amar, tal como vocês; aliás se assim não fizerem, sem dúvida que também serão quebrados. Por outro lado, se os judeus deixarem a sua incredulidade, Deus é poderoso para os enxertar de novo na árvore.
24 Porque se Deus aceitou tomar-vos a vocês, que viviam tão afastados dele - e eram, por natureza, ramos de uma oliveira brava - e vos enxertou na sua própria oliveira santa, o que não é normal do ponto de vista da natureza, é evidente que será mais fácil colocar de novo os judeus na posição que lhes é devida, e em que já estavam antes.
28 Neste momento, muitos judeus são inimigos do evangelho. Mas isto tem sido um benefício para vocês, como já vimos, pois fez com que Deus vos desse a vocês, gentios, as suas dádivas. Mas os judeus ainda são amados por Deus, por causa da sua promessa a Abraão, a Isaque e a Jacob. As dádivas de Deus, e a sua chamada, nunca poderão ser anuladas. Antigamente também vocês foram rebeldes, contra Deus, mas sendo que os judeus recusaram as suas dádivas, Deus, em vez deles, estendeu a vocês a sua misericórdia. Agora os judeus são rebeldes, mas um dia virá em que eles também participarão da misericórdia de Deus. Porque Deus englobou todos os homens na mesma condenação do pecado, a fim de poder demonstrar a todos igualmente a sua compaixão.
33 Como a sua sabedoria e a sua inteligência são riquezas ilimitadas! Como é impossível para nós entender as suas decisões, as suas maneiras de agir!
34 Porque, quem é que poderá conhecer todo o pensamento do Senhor? Quem é que o aconselha a ele? Ò
35 Alguém lhe terá dado dádivas a ele, primeiramente, de forma a esperar agora a compensação? Com certeza que não, pois que todas as coisas vêm dele. Tudo é por ele e para ele. Glória lhe seja dada eternamente! Amém.
1 I say then, Did God cast off his people? God forbid. For I also am an Israelite, of the seed of Abraham, of the tribe of Benjamin.
2 God did not cast off his people which he foreknew. Or don't you{+} know what the Scripture says of Elijah? How he pleads with God against Israel:
3 Lord, they have killed your prophets, they have dug down your altars; and I am left alone, and they seek my life.
4 But what does the answer of God say to him? I have left for myself seven thousand men, who have not bowed the knee to Baal.
5 Even so then at this present time also there is a remnant according to the election of grace.
6 But if it is by grace, it is no more of works: otherwise grace is no more grace.
7 What then? That which Israel seeks for, that he did not obtain; but the election obtained it, and the rest were hardened:
8 according to as it is written, God gave them a spirit of stupor, eyes that they should not see, and ears that they should not hear, to this very day.
9 And David says, Let their table be made a snare, and a trap, And a stumbling block, and a recompense to them:
10 Let their eyes be darkened, that they may not see, And bow down their back always.
11 I say then, Did they stumble that they might fall? God forbid: but by their fall salvation [has come] to the Gentiles, to provoke them to jealousy.
12 Now if their fall, is the riches of the world, and their loss the riches of the Gentiles; how much more their fullness.
13 But I speak to you{+} who are Gentiles. Inasmuch then as I am an apostle of Gentiles, I glorify my service;
14 if by any means I may provoke to jealousy [those who are] my flesh, and may save some of them.
15 For if the casting away of them [is] the reconciling of the world, what [will] the receiving [of them be], but life from the dead?
16 And if the first fruit is holy, so is the lump: and if the root is holy, so are the branches.
17 But if some of the branches were broken off, and you, being a wild olive, were grafted in among them, and became copartners with them of the root of the fatness of the olive tree;
18 do not glory over the branches: but if you glory, it is not you that bear the root, but the root you.
19 You will say then, Branches were broken off, that I might be grafted in.
20 Very well; by their unbelief they were broken off, and you stand by your faith. Don't be highminded, but fear:
21 for if God didn't spare the natural branches, lest neither will he spare you.
22 See then the goodness and severity of God: toward those who fell, severity; but toward you, God's goodness, if you continue in his goodness: otherwise you also will be cut off.
23 And they also, if they do not continue in their unbelief, will be grafted in: for God is able to graft them in again.
24 For if you were cut out of that which is by nature a wild olive tree, and were grafted contrary to nature into a good olive tree; how much more will these, which are the natural [branches], be grafted into their own olive tree.
25 For I would not, brothers, have you{+} ignorant of this mystery, lest you{+} be wise in your{+} own conceits, that a hardening in part has befallen Israel, until the fullness of the Gentiles has come in;
26 and so all Israel will be saved: even as it is written, There will come out of Zion the Deliverer; He will turn away ungodliness from Jacob:
27 And this is my covenant to them, When I will take away their sins.
28 As concerning the good news, they are enemies for your{+} sake: but as concerning the election, they are beloved for the fathers' sake.
29 For the gifts and the calling of God are not repented of.
30 For as you{+} in time past were disobedient to God, but now have obtained mercy by their disobedience,
31 even so have these also now been disobedient, that by the mercy shown to you{+} they also may now obtain mercy.
32 For God has shut up all to disobedience, that he might have mercy on all.
33 Oh the depth of the riches both of the wisdom and the knowledge of God! How unsearchable are his judgments, and his ways past tracing out!
34 For who has known the mind of the Lord? Or who has been his counselor?
35 Or who has first given to him, and it will be recompensed to him again?
36 For of him, and through him, and to him, are all things. To him [be] the glory forever. Amen.