1 Quais foram as experiências de Abraão, o fundador da nossa nação judaica, com respeito a esta questão de ser salvo pela fé? Terá sido por causa das suas obras que Deus o aceitou? Se assim fosse, ele teria alguma coisa de que se gabar. Mas do ponto de vista de Deus, Abraão não tinha nenhum fundamento para se orgulhar.
3 O que as Escrituras nos dizem é que Abraão creu em Deus, e que foi por isso que Deus o declarou justo.
4 Quando uma pessoa trabalha, o seu salário não é uma oferta. Os trabalhadores ganham aquilo que merecem.
5 Mas as pessoas são declaradas justas por causa da sua fé, não por causa das suas obras.
6 O rei David falou a este respeito, descrevendo a felicidade de um pecador que é declarado perdoado por Deus:
9 E essa bênção é dada somente aos judeus, ou também para os não-judeus? Quanto a Abraão sabemos que ele recebeu essa bênção por meio da fé. E como ter a certeza de que assim foi, e que não foi também por ter observado as leis judaicas?
10 Então vejamos: Quando foi que Deus deu esta bênção a Abraão? Foi antes de se submeter ao rito da circuncisão judaica.
11 Essa cerimónia, que cumpriu mais tarde, foi um sinal de que Deus já o declarara perdoado e justificado aos seus olhos, antes da cerimónia ter lugar. É assim que Abraão é o pai espiritual de todos os que crêem e são salvos, independentemente de obedecerem às leis judaicas. Mas é também o pai espiritual dos judeus, os quais são circuncidados. Eles podem ver por este exemplo que não é esse rito que os salva, porque Abraão achou a misericórdia de Deus só pela fé, antes de ter sido circuncidado.
13 É claro, portanto, que a promessa de Deus de dar o mundo a Abraão e aos seus descendentes não foi por Abraão ter guardado a lei, mas porque creu que Deus cumpriria a sua promessa.
14 Portanto os que ainda pretendem que as bênçãos de Deus vão para os que são cumpridores legais, é como se afirmassem que a fé é inútil e que a promessa de Deus não tem validade.
15 Porém o facto é este: que a lei traz-nos condenação, porque nunca conseguimos obedecer-lhe sem falhar alguma vez. A única maneira de não falhar, na verdade, seria não haver lei nenhuma!
16 Assim, a promessa de Deus é-nos dada pela fé, como uma oferta gratuita; e podemos estar certos de a obter, sejamos ou não seguidores dos costumes judaicos, desde o momento em que tenhamos uma fé semelhante à de Abraão. Porque em relação à fé, Abraão é pai de todos nós. É esse o significado das Escrituras quando dizem: Por pai de muitas nações te constitui. Esta promessa é feita por Deus mesmo, o qual faz com que os mortos vivam de novo, e chama as coisas que não são como se já fossem!
18 Portanto, quando Deus disse a Abraão que teria muitos descendentes, tornando-se pai de muitas nações, Abraão creu em Deus, ainda que tal promessa lhe parecesse impossível! E porque a sua fé se manteve firme não se preocupou com o facto de estar demasiado velho para vir a ser pai com cem anos de idade, e de que Sara, sua mulher, com noventa anos , também estava já fora da idade de ter filhos.
20 Mas Abraão nunca duvidou. Ele acreditava em Deus, e a sua fé se fortaleceu até, e pôde assim louvar Deus por essa bênção ainda antes de ela se concretizar
21 Ele estava certíssimo de que Deus era poderoso para cumprir tudo o que tinha prometido. E em razão da sua fé, Deus considerou-o justificado.
23 Ora acontece que esta afirmação de ser aceite por meio da fé não foi feita só em benefício de Abraão. Ela também é para nós, os que cremos em Deus que ressuscitou da morte Jesus nosso Senhor; o qual foi entregue à morte por causa das nossas transgressões e ressuscitou para que pudéssemos ser considerados justos aos olhos de Deus.
1 What then shall we say that Abraham, our forefather, has found according to the flesh?
2 For if Abraham was justified by works, he has something of which to glory; but not toward God.
3 For what does the Scripture say? And Abraham believed God, and it was reckoned to him for righteousness.
4 Now to him who works, the wages aren't reckoned as of grace, but as of debt.
5 But to him who does not work, but believes on him who justifies the ungodly, his faith is reckoned for righteousness.
6 Even as David also pronounces blessing on the man, to whom God reckons righteousness apart from works,
7 [saying], Blessed are they whose iniquities are forgiven, And whose sins are covered.
8 Blessed is the man whose sin the Lord will not reckon.
9 Is this blessing then pronounced on the circumcision, or on the uncircumcision also? For we say, To Abraham his faith was reckoned for righteousness.
10 How then was it reckoned? When he was in circumcision, or in uncircumcision? Not in circumcision, but in uncircumcision:
11 and he received the sign of circumcision, a seal of the righteousness of the faith which he had while he was in uncircumcision; that he might be the father of all those who believe, though they are in uncircumcision, that righteousness might be reckoned to them also;
12 and the father of circumcision to them who not only are of the circumcision, but who also walk in the steps of that faith of our father Abraham which he had in uncircumcision.
13 For not through the law was the promise to Abraham or to his seed that he should be heir of the world, but through the righteousness of faith.
14 For if those who are of the law are heirs, faith is made void, and the promise is made of no effect:
15 for the law works wrath; but where there is no law, neither is there transgression.
16 For this cause [it is] of faith, that [it may be] according to grace; to the end that the promise may be sure to all the seed; not to that only which is of the law, but to that also which is of the faith of Abraham, who is the father of us all
17 (as it is written, A father of many nations I have made you) before him whom he believed, [even] God, who gives life to the dead, and calls the things that are not, as though they were.
18 Who in hope believed against hope, to the end that he might become a father of many nations, according to that which had been spoken, So will your seed be.
19 And without being weakened in faith he considered his own body now as good as dead (he being about a hundred years old), and the deadness of Sarah's womb;
20 yet, looking to the promise of God, he didn't waver through unbelief, but waxed strong through faith, giving glory to God,
21 and being fully assured that what he had promised, he was able also to perform.
22 Therefore also it was reckoned to him for righteousness.
23 Now it wasn't written for his sake alone, that it was reckoned to him;
24 but for our sake also, to whom it will be reckoned, who believe on him who raised Jesus our Lord from the dead,
25 who was delivered up for our trespasses, and was raised for our justification.