10 Porque Esdras tinha posto no seu coração estudar a lei do Senhor, obedecer-lhe e ensinar em Israel os seus mandamentos.
15 Desde pequenino conheces as santas Escrituras. São elas que te dão a verdadeira sabedoria e que conduzem à salvação, pela fé em Cristo Jesus.
16 Porque toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça;
17 para que todo aquele que pertence a Deus seja recto e perfeitamente habilitado a executar o que é bom.
13 Enquanto eu aí não chegar, continua a ler as Escrituras para a igreja, a exortar e a ensinar.
105 A tua palavra é como uma lâmpada que me ilumina, de noite, o caminho.
8 Lembra constantemente ao povo estas leis, e tu próprio deverás meditar nelas dia e noite, para teres a certeza de que lhes obedeces integralmente, porque só então terás sucesso. Sim, sê ousado e forte! Abandona o medo e a dúvida! Não te deves esquecer de que o Senhor está contigo para onde quer que vás.
15 Procura trabalhar de forma a que Deus te aprove, como um trabalhador que de nada tem que se envergonhar, que proclama com exactidão a palavra da verdade
1 Provérbios de Salomão, filho de David, rei de Israel, destinados a dar a conhecer a sabedoria, a dar educação; e a ensinar também a compreender palavras cheias de profundo sentido; para que se tenha um entendimento esclarecido; e para que se seja justo, recto, íntegro na vida.
4 Destinam-se ainda a formar e a enriquecer a mente das pessoas simples; a dar capacidade de compreensão aos jovens. E quanto aos que têm instrução, que aprofundem a sua sabedoria e se tornem hábeis na exploração do significado destas frases e pensamentos.
7 Só depois de ter estudado e aprendido bem os teus preceitos, é que serei capaz de te louvar como deve ser.
24 Jesus respondeu: O vosso mal é não conhecerem nem as Escrituras nem o poder de Deus. Porque, quando os mortos ressuscitarem, não estarão casados, antes serão como os anjos.
1 Meu filho, não te esqueças do que te ensinei. Se quiseres ter uma vida longa e de paz não deixes os meus mandamentos.
6 O meu povo é destruído porque não me conhece; e tudo por culpa vossa, sacerdotes, porque vocês mesmos não se interessam em me conhecer; por consequência recuso reconhecer-vos como meus sacerdotes. Visto que se esqueceram das minhas leis, também me esquecerei de abençoar os vossos filhos.
9 Como podem os jovens permanecer puros? É conformando as suas vidas com a tua palavra!
10 Procurei-te de todo o meu coração; não deixes então que me desvie nunca dos teus ensinamentos.
11 Guardei a tua palavra no meu coração para poder manter-me afastado do pecado.
12 Louvado sejas tu, Senhor! Então, ensina-me os teus mandamentos.
13 Sou capaz de recitar fielmente as tuas leis.
14 Sinto-me muito mais feliz andando de acordo com os teus ensinos do que passando o tempo a acumular riquezas.
15 Medito nos teus preceitos, esforçando-me por conformar a minha vida com eles.
10 Esta salvação foi algo sobre o qual os profetas levantavam questões e reflectiram interessadamente, ao referirem-se à graça que vos é dada, perguntando-se a que tempo e a que circunstâncias o Espírito de Cristo, que estava neles, se referia. Porque os levava a escreverem sobre acontecimentos que haviam de dar-se com Cristo, o seu sofrimento e a glória que se lhe havia de seguir.
4 Porque tudo o que anteriormente foi escrito, é para nos ensinar, para que pela paciência e pelo encorajamento das escrituras, aguardemos esperançadamente as promessas de Deus.
17 Sabendo portanto isto de antemão, irmãos, guardem-se de serem levados pelo engano de homens perversos, ficando vocês mesmos também abalados na vossa firmeza
18 Mas cresçam antes na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo ele seja a glória, agora como eternamente. Amém.
39 Examinem as Escrituras, porque vocês crêem que elas vos trarão a vida eterna, e são elas que apontam para mim. No entanto, não querem vir a mim para que vos dê essa mesma vida eterna.
18 E quando tiver sido coroado rei e estabelecido no seu trono terá de escrever num livro uma cópia destas leis que os levitas-sacerdotes guardam. Esse livro será o seu constante companheiro. Deverá lê-lo todos os dias da sua vida para assim aprender a respeitar o Senhor seu Deus, pela obediência aos seus mandamentos. Esta leitura regular da palavra de Deus preservá-lo-á de pensar que é melhor que os seus irmãos, seus concidadãos, e também de se desviar deste caminho de Deus, nem sequer nos mínimos detalhes, garantindo-lhe ao mesmo tempo um reino longo e próspero. E os seus descendentes suceder-lhe-ão no trono.
13 Segue de perto as minhas instruções; não as esqueças, porque só elas te farão viver uma verdadeira vida.
97 Oh! Como eu amo a tua lei! Nela medito o dia inteiro.
98 Os teus mandamentos tornam-me mais sábioque os meus adversários, pois eles são o meu guia constante.
20 Consultem a palavra de Deus e o testemunho que vos dei selado! Se o que dizem esses bruxos é diferente da mensagem de Deus, é porque Deus nunca os enviou; pois que neles não há a luz da revelação e da verdade.
23 Porque os seus conselhos são como o clarão de uma luz avisando-te dos perigos, ajudando-te a viver com justiça.