3 Deixem de ser tão orgulhosos e altivos! O Senhor sabe tudo quanto vocês têm feito,e julgará as vossas acções.
16 Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam ambiciosos de grandezas; acomodem-se às coisas modestas. Não se julguem sabendo mais do que na verdade sabem.
2 A gente soberba acaba sempre por cair na vergonha; a sabedoria está do lado dos mansos.
2 A gente soberba acaba sempre por cair na vergonha; a sabedoria está do lado dos mansos.
3 Não façam nada que seja motivado por despique, nem que seja provocado por interesses pessoais. Mas sejam humildes: que cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não pensem unicamente nos vossos interesses, mas procurem também aquilo que interessa aos outros.
5 Que haja assim em vocês a mesma atitude que houve em Cristo Jesus, que, embora por natureza sendo Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, mas desfez--se das suas regalias próprias, e tornando-se um ser humano, tomou uma posição de dependência, humilhando-se a ponto de se sujeitar voluntariamente à morte; não a uma morte vulgar, mas à morte da cruz.
10 O orgulho leva sempre a discussões, mas os que admitem os conselhos são verdadeiros sábios.
12 O orgulho acaba sempre na ruína; mas também a honra vem sempre precedida da humildade.
12 O orgulho acaba sempre na ruína; mas também a honra vem sempre precedida da humildade.
18 Porque não tem valor quando alguém se honra a si mesmo, mas sim quando é o Senhor quem o honra.
7 Mas o Senhor disse-lhe: Não julgues pelo aspecto da pessoa, ou pela sua estatura. Não é esse aquele que eu escolhi. Eu não julgo da mesma forma que os homens. Estes fazem juízos de acordo com a aparência das coisas; mas eu olho para as intenções dos corações.
12 Por isso tenham cuidado. Se estão a pensar que estão firmes, olhem que podem também cair nos mesmos pecados.
5 Deus abomina o orgulho. Por muito que se faça, o orgulho não escapará ao castigo.
23 O orgulho duma pessoa levá-la-á à humilhação, mas a humildade do espírito é o caminho da honra.
23 O orgulho duma pessoa levá-la-á à humilhação, mas a humildade do espírito é o caminho da honra.
37 Agora, eu, Nabucodonozor, louvo, glorifico e honro o Rei do céu, o juiz da humanidade, cujas obras são sempre justas e boas. Ele pode humilhar os que andam na soberba!A escrita misteriosa na parede
25 Na frente de cada pessoa encontra-se um caminho que parece direito e seguro, mas no fim do qual se encontra a morte.
2 Foi a minha mão que fez ambas as coisas, a Terra e os céus; por isso são meus. Contudo, olharei com piedade para todo aquele que tiver um coração simples e arrependido, que trema perante a minha palavra.
4 A verdadeira humildade, e o respeitar Deus abrem às pessoas as portas das riquezas, da honra e duma longa vida.
9 Quanto aos crentes de condição social mais humilde, sintam-se contentes porque Deus os tem exaltado.
10 E, por outro lado, que o rico se sinta animado quando o Senhor o reduz à sua justa condição humana. Pois ele passará como a flor do campo:
18 Ao orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda.
17 Diz aos ricos deste mundo que não sejam altivos, que não ponham a sua esperança nas riquezas, que são coisas instáveis, mas que ponham a sua confiança no Deus vivo, que nos dá generosamente tudo, para a nossa satisfação.
20 E acrescentou: O que se passa no espírito é que contamina. Porque do íntimo é que vêm os maus pensamentos de desejo carnal, roubo, assassínio, adultério, cobiça, maldade, engano, indecências, inveja, calúnia, orgulho e coisas insensatas. Todas essas coisas más procedem do íntimo da pessoa; são elas que vos contaminam e vos tornam indignos de Deus.
25 O Senhor destruirá as riquezas dos orgulhosos, mas cuidará das posses das viúvas.
28 Deus escolheu coisas que, no mundo, são insignificantes, que não valem nada, e usou-as para aniquilar o que o mundo considera importante,
29 para que ninguém se orgulhe seja do que for na presença de Deus.
16 Porque tudo isto que existe no mundo - os desejos corruptos da natureza carnal, a sede de ter o que nos atrai o olhar, assim como o orgulho da posse e do poder - não vêm de Deus, mas faz parte da própria vida no mundo.
22 Mas o fruto que o Espírito produz em nós é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a delicadeza no trato com os outros, a fidelidade, a brandura, o domínio de si próprio. Em relação àqueles que vivem desta maneira, a lei nem sequer tem necessidade de existir.
3 Ainda que desse tudo aos pobres, ainda que deixasse que me queimassem vivo, mas se não amasse os outros, eu não teria nenhum valor.
11 O rei de Israel retorquiu: Não contes com vitórias de guerras que ainda não travaste.
5 Vocês, mais novos, aceitem a autoridade dos pastores. E todos sujeitem-se uns aos outros, com humildade, porque Deus abençoa os que são simples, mas opõe-se aos orgulhosos.
6 Se se humilharem sob a poderosa mão de Deus, ele a seu tempo vos levantará.
7 Abandonem-lhe toda a vossa ansiedade, porque ele cuida de vocês.