1 Vi nessa altura descer do céu um anjo com a chave do abismo e uma pesada corrente na mão.
2 E prendeu o dragão - a velha serpente, o Diabo, Satanás - e o amarrou durante mil anos,u
3 e o lançou para dentro do abismo, que fechou e selou por fora; de modo que não podia mais enganar as nações antes de os mil anos terem terminado. Depois disso deverá ser solto por algum tempo ainda.
4 E vi tronos, onde estavam sentados os que receberam o direito de julgar. Vi também as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho que deram de Jesus, e da palavra de Deus; estes não adoraram o monstro, nem a sua estátua, nem aceitaram a sua marca nas testas ou na mão. Voltaram de novo a viver, e durante aqueles mil anos partilharam com Cristo da sua própria autoridade e do seu governo.
5 Esta é a primeira ressurreição. (O restante dos mortos não voltou à vida enquanto os mil anos não acabaram.) d
6 Abençoados aqueles que tomam parte na primeira ressurreição - esses são os santos, que não terão que recear a segunda morte. Serão sacerdotes de Deus e participarão no governo de Cristo, que durará mil anos.
7 E quando esses mil anos terminarem Satanás será solto da sua prisão.
8 E irá seduzir todas as nações do mundo, Gogue e Magogue. Ele irá reunir as nações para a batalha - uma multidão incontável, tal como a areia do mar!n
9 E percorrerão toda a face da Terra e cercarão o povo de Deus e Jerusalém, a sua tão querida cidade. Mas virá fogo do céu sobre esses exércitos atacantes que os consumirá.
10 Então o Diabo, que os enganou, será lançado no lago de fogo, ardendo com enxofre, e onde já estão o monstro e o falso profeta. E ali serão atormentados dia e noite, por toda a eternidade!
11 E vi um grande trono branco; nele estava sentado alguém diante do qual a Terra e o céu fugiram; e nem deixaram vestígios.
12 Os mortos compareceram todos diante do trono, grandes e pequenos. E abriram-se os livros, incluindo também o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com as coisas que estavam escritas nesses livros, cada um segundo as suas obras.
13 Os sepulcros tinham-se aberto. Até o mar devolvera os que nele tinham morrido. Todo o domínio dos mortos se despovoou. E cada um foi julgado conforme os seus actos.
14 A própria morte e o sepulcro foram igualmente lançados no lago de fogo, que é a segunda morte.=
15 Todos aqueles cujos nomes não foram achados no livro da vida foram jogados para o lago de fogo.