1 Então as cabeças de tribo de Levi vieram até Silo consultar o sacerdote Eleazar, Josué e os líderes das outras tribos.
2 O Senhor deu instruções a Moisés para que nos fossem dadas, a nós levitas, cidades para habitarmos, com terrenos de pastagens para o gado, disseram.
3 E foi assim que lhes foram dadas algumas das cidades recentemente conquistadas, com campos de pasto. Treze destas localidades tinham sido anteriormente doadas às tribos de Judá, de Simeão e de Benjamim; foram agora dadas a alguns dos sacerdotes da divisão de Coate (da tribo de Levi e descendentes de Arão). As outras famílias da divisão de Coate receberam dez povoações, dos territórios de Efraim, Dan e da meia-tribo de Manassés. A divisão de Gerson recebeu treze cidades, seleccionadas por sorteio santo, na área de Basã. Estas cidades foram dadas pelas tribos de Issacar, de Aser, de Naftali e pela meia-tribo de Manassés. A divisão de Merari recebeu doze cidades, das tribos de Rúben, de Gad e de Zebulão. E assim se cumpriram as ordens do Senhor dadas a Moisés; aquelas cidades mais as pastagens ao redor foram dadas aos levitas, tirando as sortes sagradas perante o Senhor.
9 Os primeiros a receberem a concessão que lhes coube foram os sacerdotes - os descendentes de Arão, o qual era membro da divisão de Coate, dos levitas. As tribos de Judá e de Simeão deram-lhes as nove cidades indicadas a seguir, com as pastagens dos arredores: Hebrom, nas colinas de Judá, como cidade de refúgio - e que era também chamada Quiriate-Arba (Arba era o pai de Anaque) - contudo os campos da área circundante da cidade mais as aldeias dos arredores foram dados a Calebe filho de Jefone; Libna, Jatir, Estemoa, Holom, Debir, Aim, Jutá e Bete-Semes.
17 A tribo de Benjamim deu-lhes estas quatro cidades mais os seus pastos dos arredores: Gideão, Geba, Anatote e Almom.
19 Ao todo, foram dadas treze cidades aos sacerdotes, descendentes de Arão.
20 As outras famílias da divisão de Coate receberam quatro cidades com as suas pastagens da parte da tribo de Efraim: Siquem (uma cidade de refúgio), Gezer, Quibzaim, e Bete-Horom.
23 As quatro seguintes cidades com as respectivas pastagens foram dadas pela tribo de Dan: Elteque, Gibetom, Aijalom e Gate-Rimom.
25 A meia-tribo de Manassés deu as cidades de Taanaque e Gate-Rimom com as suas terras de pastagens à volta. Assim o número total de cidades dadas ao resto da divisão de Coate foi de dez.
27 Os descendentes de Gerson, outra divisão dos levitas, receberam duas cidades com os pastos circundantes da parte da meia-tribo de Manassés: Golã em Basã, como cidade de refúgio, e Betesterá.
28 A tribo de Issacar deu quatro cidades: Quisiom, Daberate, Jarmute, En-Ganim.
30 A tribo de Aser deu quatro cidades com as suas pastagens: Misal, Abdom, Helcate e Reobe.
32 A tribo de Naftali deu: Quedes na Galileia (uma cidade de refúgio), Hamote-Dor, e Cartã - três cidades.
33 Foram assim treze as cidades entregues à divisão de Gerson.
34 Aos restantes levitas - a divisão de Merari - foram dadas quatro cidades pela tribo de Zebulão: Jocneão, Cartá, Dimna, Naalal.
36 E mais quatro cidades pela tribo de Rúben: Bezer, Jaza, Quedemote, e Mefaate.
38 E ainda Gad deu mais quatro cidades com as suas pastagens: Ramote (uma cidade de refúgio) em Gileade, Maanaim, Hesbom e Jazer.
40 Dessa foram a divisão de Merari dos levitas recebeu ao todo doze cidades.
41 O número total de cidades e pastos circundantes dadas aos levitas foram de quarenta e oito.
43 Desta forma o Senhor deu a Israel toda a terra que tinha prometido aos seus antepassados; os israelitas entraram nela, conquistaram-na e passaram a viver ali. O Senhor deu-lhes paz, tal como prometera, e ninguém pôde resistir-lhes; o Senhor ajudou-os a destruir todos os seus inimigos. Todas as boas coisas que o Senhor lhes prometera se realizaram.