12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que os nossos corações se encham de sabedoria.
4 Que te dê o que deseja o teu coraçãoe cumpra os teus planos.
8 Os meus pensamentos não são os mesmos que os vossos! Estes meus planos não são de maneira nenhuma aqueles que vocês mesmos elaborariam!
21 Muitos são os projectos que se formam no espírito dos homens, mas só os planos de Deus perduram.
4 Não te esgotes com a ambição de enriqueceres. Dá de mão de todos esses teus cálculos. Irás tu fixar o olhar naquilo que não é nada? As riquezas têm asas e desaparecerão no ar como pássaros!
29 O Senhor dos exércitos celestiais é um conselheiro maravilhoso e dá sabedoria ao lavrador.
8 Permite-me que logo de manhãzinha verifique a tua bondade, pois confio em ti. Ensina-me o caminho que devo seguir, pois a ti dirijo a minha oração.
9 Ao elaborarmos os nossos planos, devíamos sempre contar com a intervenção de Deus.
7 Mas, como sempre, primeiramente vos aviso por meio dos meus profetas. É isto que sempre tenho feito.
9 Porque assim como os céus estão muito acima da Terra, assim também os meus caminhos são muito superiores aos vossos, e os meus pensamentos muito acima dos vossos.
22 Um empreendimento feito sem o conselho dos que conhecem o assunto falha. São eles que podem dar uma garantia de sucesso.
28 Mas não deve começar a seguir-me enquanto não tiver pensado no custo que isso implica, pois quem começaria a construir um edifício sem primeiro fazer cálculos e verificar se tem dinheiro suficiente para pagar as contas? De outro modo, arrisca-se a só poder lançar os alicerces, por se terem esgotado os recursos. E então toda a gente troçaria dele! 'Vêem aquele homem?
10 E nós conhecemo-las porque Deus enviou o seu Espírito para no-las revelar; o seu Espírito perscruta e revela-nos os pensamentos mais profundos e escondidos de Deus.
3 Entrega o teu trabalho ao Senhor, e os teus planos irão por diante.
1 Existe um tempo próprio para tudo, e há uma época para cada coisa debaixo do céu:
31 Não tenhas inveja da gente violenta; não a imites. Porque o Senhor tem horror a pessoas assim, mas quer na sua intimidade os que andam rectamente. Os que querem mal a Deus, tanto eles como as suas casas, estão sob a maldição do Senhor. Mas os rectos, e tudo o que têm, beneficiam da sua bênção.