17 E de todos sereis odiados por causa do meu nome. 18 Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça. 19 Na vossa paciência possuí as vossas almas.
17 O cavalo é vão para a segurança: não livra ninguém com a sua grande força. 18 Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia. 19 Para livrar as suas almas da morte, e para os conservar vivos na fome.
22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos; porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
3 Mas fiel é o Senhor, que vos confortará, e guardará do maligno.
17 Ali farei brotar a força de Davi: preparei uma lâmpada para o meu ungido. 18 Vestirei os seus inimigos de confusão; mas sobre ele florescerá a sua coroa.
31 O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória.
8 O Senhor aperfeiçoará o que me concerne; a tua benignidade, ó Senhor, é para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.
19 Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra. 20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do Senhor o disse.
6 A justiça guarda ao que é sincero no seu caminho, mas a impiedade transtornará o pecador.
2 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
3 Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
9 O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.
18 E fazei os meus estatutos, e guardai os meus juízos, e fazei-os: assim habitareis seguros na terra.
22 Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá: nunca permitirá que o justo seja abalado.
11 Porque o Senhor Deus é um sol e escudo: o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.
8 E estive contigo por toda a parte, por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra.
1 SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta.
11 Não detenhas para comigo, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
10 Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro.
10 Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro.
1 BENDITO seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; 2 Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu: escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.
7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido,
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
10 Vós, que amais ao Senhor, aborrecei o mal: ele guarda as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios.
18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra: e, ao que bate, se abre.
8 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
6 E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.
16 Abres a tua mão, e satisfazes os desejos de todos os viventes.
11 E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. 12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
1 GUARDA-ME, ó Deus, porque em ti confio.
1 GUARDA-ME, ó Deus, porque em ti confio.
11 Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. 12 Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência, como de um escudo.
10 É ele que dá a vitória aos reis, e que livra a Davi, seu servo, da espada maligna.
14 O Senhor pelejará por vós e vos calareis.
11 Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.
8 Roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. 10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.
27 O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo sejam os braços eternos: e ele lance o inimigo de diante de ti, e diga: Destrói-o.
1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
6 Porque o Senhor dá a sabedoria: da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. 7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos: escudo é para os que caminham na sinceridade. 8 Para que guarde as veredas do juízo: e conserve o caminho dos seus santos.
7 Porque o rei confia no Senhor, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará. 8 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te aborrecem. 9 Tu os farás como um forno aceso quando te manifestares; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.
30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada: é um escudo para todos os que nele confiam.
25 O justo come até que a sua alma fique satisfeita, mas o ventre dos ímpios terá necessidade.
4 Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é JÁ; exultai diante dele. 5 Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo.
1 ELEVO os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. 3 Não deixará vacilar o teu pé: aquele que te guarda não tosquenejará. 4 Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. 5 O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra à tua direita. 6 O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. 7 O Senhor te guardará de todo o mal: ele guardará a tua alma. 8 O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
22 O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será condenado.
5 Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
5 Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
17 Toda a ferramenta preparada contra ti, não prosperará; e toda a língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás: esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que vem de mim, diz o Senhor.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
29 Sê pois agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor Jeová, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo.
5 Como as aves voam, assim o Senhor dos Exércitos amparará a Jerusalém: ele a amparará e a livrará, e, passando, a salvará.
17 Aprendei a fazer bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido: fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
32 Porque, quem é Deus, senão o Senhor? e quem é rochedo, senão o nosso Deus?
7 O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.
4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro: a sua verdade é escudo e broquel.
8 Não vos assemelheis pois a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
3 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos cumula de benefícios: o Deus que é a nossa salvação. (Selá.)
3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
12 E de Benjamim disse: O amado do Senhor habitará seguro com ele: todo o dia o cobrirá, e morará entre os seus ombros.
7 Que faz justiça aos oprimidos; que dá pão aos famintos. O Senhor solta os encarcerados. 8 O Senhor abre os olhos aos cegos: o Senhor levanta os abatidos: o Senhor ama os justos. 9 O Senhor guarda os estrangeiros: ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.
26 E a elas, e aos lugares ao redor do meu outeiro, eu porei por bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão.
6 Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras. 7 Faze maravilhosas as tuas beneficências, tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra. 8 Guarda-me como à menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas, 9 Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.
1 DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia.
1 DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia.
26 No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.
20 Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti. 21 Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.
33 Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
6 E Davi pôs guarnições em Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi, trazendo presentes: e o Senhor guardou a Davi por onde quer que ia.
26 Porque o Senhor será a tua esperança, e guardará os teus pés de serem presos.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.
16 Eu porém cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia: porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.
114 Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.
14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
7 Certamente o Senhor Jeová não fará cousa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
10 Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
6 Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles: porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo: não te deixará nem te desamparará.
14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
6 O Senhor está comigo: não temerei o que me pode fazer o homem.
35 E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.
1 SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. 2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.) 3 Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. 4 Com a minha voz clamei ao Senhor, ele ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.) 5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. 6 Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.
12 O avisado vê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena.
4 E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos trarei: eu o fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos guardarei.
6 Não durmamos pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.
1 O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. 2 Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.
7 O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
1 O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.
22 E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
6 O Senhor guarda aos símplices: estava abatido, mas ele me livrou. 7 Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem. 8 Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. 9 Andarei perante a face do Senhor, na terra dos viventes.
7 Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia: tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.)
9 Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.
29 Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. 30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31 Não temais pois: mais valeis vós do que muitos passarinhos.
20 A nossa alma espera no Senhor: ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.
9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O altíssimo é a tua habitação. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
25 Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei.
11 E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra.
35 Também me deste o escudo da tua salvação: a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu. 36 Alargaste os meus passos, e os meus artelhos não vacilaram.
31 Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
12 Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.
11 Se, vós pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhos pedirem?
7 Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
1 AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
10 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito: abre bem a tua boca, e ta encherei.